//  CADERNO DE VEÍCULOS  //
 

Lexus espera quintuplicar vendas no Brasil

 

Leia também...

 
 
  

Márcio Maio
Auto Press


O mercado automotivo global privilegia o que está em alta. E, atualmente, a tendência é o crescimento global dos utilitários esportivos. No Brasil, por exemplo, enquanto as vendas de automóveis caíram cerca de 7% em geral no ano passado, o segmento de SUVs cresceu 4%. De olho nesse nicho e nos avanços conquistados pelo segmento premium por aqui, a Lexus – marca de luxo da Toyota – já iniciou as vendas de seu NX 200t no país. O primeiro SUV compacto da fabricante japonesa, mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2013, foi grande estrela da marca no Salão de São Paulo, no ano passado. 
A carroceria, montada com tecnologia digital e solda a laser, com aço e alumínio, apresenta linhas fortes e agressivas. As laterais ganham boa dose de robustez, com linha de cintura elevadas e vincos prolongados até a traseira. Os conjuntos óticos dianteiro e traseiro são formados exclusivamente por leds. Só na parte frontal, são 78 lâmpadas com essa tecnologia. A grade pode ser em forma de colmeia na versão de topo F-Sport e, neste caso, as rodas de liga-leve passam das 17 polegadas para 18. O visual esportivo é reforçado na traseira pela saída dupla de escapamento em acabamento cromado. 
Sob o capô, o NX 200t estreou um “powertrain” inédito até então nos automóveis da marca: o motor 2.0 litros a gasolina turboalimentado com injeção direta e sistema de controle de válvulas no ciclo Otto-Atkinson. Seu tempo de abertura reduzido das válvulas melhora o desempenho e, ao mesmo tempo, diminui a emissão de poluentes e o consumo de combustível. O propulsor trabalha em conjunto com um câmbio automático de seis velocidades – com borboletas no volante para trocas manuais – e entrega potência máxima de 238 cv a 5.600 rpm e atinge torque pleno de 35,7 kgfm entre 1.650 rpm e 4 mil rpm. Com essas especificações, ele sai do zero e chega aos 100 km/h em apenas 7,2 segundos, atingindo velocidade máxima de 200 km/h. 
O NX 200t é recheado de itens de conforto e entretenimento. As informações do computador de bordo são transmitidas na tela colorida em cristal líquido de 4,2 polegadas e englobam dados das chamadas do telefone celular, consumo de combustível, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações do áudio e GPS. O sistema multimídia tem 7 polegadas e conta com GPS, rádio, DVD, MP3, Bluetooth e sinal de TV digital. Seu controle é feito a partir de um touchpad localizado ao lado da manopla do câmbio. Há ainda ar-condicionado de duas zonas, três modos de direção – Eco, Normal e Sport –, aquecimento e resfriamento dos bancos e botão para assistência em rampas. 
A vida do motorista é facilitada pelo controle de cruzeiro, direção elétrica, controle eletrônico de tração e estabilidade, câmara de ré, sensor de chuva, acesso ao carro e partida do motor sem chave e monitor de ponto cego. A preocupação com a segurança fica evidenciada pelo número de airbags distribuídos pelo veículo. São 10 no total, sendo dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos, estes para motorista e passageiro do banco dianteiro.
Todos esses itens são de série desde a configuração de entrada, que custa R$ 216.300. A de topo, que ganha o pacote F-Sport, conta ainda com bancos esportivos, pedais de alumínio, painel com head-up display e teto panorâmico que chega até o banco traseiro. Além disso, a versão adiciona sistema de suspensão adaptativo variável, medidores de aceleração e da pressão do turbo e um quarto modo de direção, o Sport+, com a calibragem da suspensão enrijecida. Mas as diferenças têm um preço – e o do Lexus NX 200t F-Sport atinge R$ 236.900.

 



 

 

 

 
 



P U B L I C I D A D E