São João de Meriti: Cidade no lixo e no buraco

Lixo, buracos e alagamentos. São problemas constantes para quem vive em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A situação precária já virou rotina em muitos bairros do município.
Na Rua Baviera, em Jardim Metrópole, salta à vista é um buraco bem no meio da via. “Cada vez que um carro ou caminhão passa, abre um pouco mais a cratera. A rua está afundando e ninguém faz nada para mudar a situação. Passo por aqui com muita cautela”, reclama o motorista de aplicativo Otacilio Bezerra.
Além dos buracos, os alagamentos são recorrentes na Rua Baviera. A dona de casa Clara Maria Silva conta que sempre que chove não pode sair de casa. “Fica tudo cheio d’água. E não precisa chover muito para que a rua vire um rio. Já passou da hora da prefeitura resolver isso”, pede ela.
As enchentes também são comuns no bairro Grande Rio. Nas ruas Abigail Guimarães e Milton, a água cobre as calçadas nos dias de chuva. “Como pode essa situação se arrastar por anos e ninguém dar uma solução? Ninguém consegue andar na cidade quando chove. O pior é que tem gente que se arrisca a caminhar na água suja para conseguir chegar em casa”, lamenta Anderson de Carvalho.
O lixo também é um problema no Grande Rio. Nem mesmo na porta das escolas a situação é amenizada. Na calçada do Ciep Marinheiro João Cândido, que fi ca na Rua Wilson Lago, uma montanha de sujeira se acumula e disputa espaço com os alunos e pedestres que transitam pelo local.
“É triste ver que a porta de uma escola virou um depósito de lixo. É uma vergonha uma cena dessas. Tem que haver alguma solução, é necessário que, além da limpeza do local, seja feita uma campanha de conscientização. A prefeitura precisa trabalhar junto com a população”, argumenta Antonio Carlos da Costa.
Para Suely da Costa, falta ao poder público tomar iniciativa para resolver os problemas da cidade. “Quando estamos em época de eleição, os candidatos fazem promessas e mostram boa vontade. Mas, depois de eleitos, somem e não movem um dedo para ajudar o povo. Nada muda”, lembra.
A Prefeitura de São João de Meriti informou que uma equipe da Secretaria de Obras irá aos locais citados pela reportagem ainda esta semana para verificar a situação e tomar as providências necessárias. Em relação à coleta de lixo, ressaltou que o serviço está funcionando regularmente, mas que enviará uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSERP) para fazer a limpeza do local.
error: Conteúdo protegido !!