Relator fará novas mudanças e votação do parecer da Previdência deve ser adiada

Em busca da aprovação da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, o relator do texto, Samuel Moreira(PSDB-SP), fará uma nova alteração na proposta. Dessa vez, vai retirar todas as referências a estados e municípios. O principal ponto a ser alterado é a previsão de que entes com sistemas previdenciários em desequilíbrio apliquem uma alíquota extraordinária a servidores. Esse ponto desagrada a deputados federais, que querem que o ônus da medida impopular se concentre nas assembleias legislativas. Apesar disso, outros pontos ainda estão sendo debatidos. Por isso, a votação deve ficar para semana que vem.

O presidente da Comissão Especial, Marcelo Ramos (PL-AM), chegou a convocar uma sessão do colegiado para as 13h desta quarta-feira . Segundo auxiliares próximos a Moreira, no entanto, a reunião será cancelada. A expectativa é que o relator leia o novo complemento de voto na semana que vem.

O planejamento é uma mudança de estratégia. Mais cedo, Ramos chegou a dizer que o acordo com líderes estava “mais ou menos” construído. Ele afirmou que a sessão seria realizada e, se não houvesse acordo, os deputados votariam cinco requerimentos de adiamento de votação, apresentados pela oposição para obstruir os trabalhos.

— Esse acordo parece que está mais ou menos construído. Se ele estiver construído em torno do relatório, vamos votar o relatório. Se não estiver, vamos apenas votar os requerimentos de adiamento de votação, e aí amanhã entrar no relatório — disse Ramos a jornalistas, após um café da manhã na Câmara promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) para debater a reforma da Previdência.

 

error: Conteúdo protegido !!