Operação prende 16 traficantes ligados a roubo de carros e cargas na Baixada

          As polícias Civil e Militar fizeram, nesta terça-feira, uma operação conjunta contra uma quadrilha de traficantes que praticam roubos de carros e cargas na Baixada Fluminense. Os alvos da operação emprestam armas e carros para que outros bandidos pratiquem os crimes em Belford Roxo e em outros municípios da Baixada. Dos 20 mandados de prisão, 16 foram cumpridos.
Dentre os presos está o chefe do tráfico de drogas do Morro do Castro, que fica na divisa entre Belford Roxo e São João de Meriti. Luiz Fernando Gomes, conhecido como Tiroteio, foi encontrado com um carro roubado quando os agentes estavam atrás do líder do comércio de drogas da comunidade da Guaxa, Geonário Fernandes Pereira Moreno, o Genaro do Guaxa (no último dia 26, um dos principais aliados de Genaro foi preso internado no Hospital de Bonsucesso).

“Ele também é investigado por integrar essa organização criminosa e é um dos homens de confiança do Genaro”, afirma o titular da 54ª DP (Belford Roxo), o delegado Mauro Cesar da Silva Junior, que comandou a ação. “Ele foi preso em flagrante, estava com um veículo roubado e vai responder também por associação ao tráfico”.

ATUAÇÃO
De acordo com as investigações, os traficantes do Gogó da Ema e da Guaxa roubavam os veículos com os donos e exigiam dinheiro às vítimas para liberá-las. Eles também tinham contato com várias cooperativas de seguros exigindo resgate dos carros roubados.
A polícia também descobriu que os criminosos matavam uns aos outros por causa de divergências internas da quadrilha.
“A liderança da organização criminosa empresta armas e veículos para os hierarquicamente subordinados praticarem esses roubos, tanto de veículos quanto de cargas”, o delegado reforça, dizendo que a quadrilha é responsável pelo menos por metades dos roubos de carros e cargas de Belford Roxo. “Esses roubadores, que efetuam os roubos, ficam com os demais pertence das vítimas que não sejam os veículos”.
Os presos na operação de hoje vão responder pelos crimes de roubo de veículo, roubo de cargas, tráfico e associação para o tráfico de drogas e organização criminosa.
A operação contou com o apoio de diversas delegacias do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB), da Capital (DGPC) e Especializada (DGPE), além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Serviço Aeropolicial (Saer) e de batalhões da PM.
error: Conteúdo protegido !!