Catarinense tenta quebrar recorde mundial de corrida em esteira

Desafio inicia dia 14/7, às 12 horas, no Beira-mar Shopping, em Florianópolis

                         

A Capital catarinense poderá virar palco de um recorde mundial. A partir do próximo domingo, 14, a ultramaratonista Débora Simas inicia o desafio de se tornar a mulher a correr a maior distância em uma esteira. O objetivo é correr ou caminhar durante sete dias seguidos praticamente sem parar, para tentar ultrapassar a marca de 833 quilômetros e 5 metros, recorde atual da britânica Sharon Gayter. “Vou começar a correr às 12h do dia 14 e pretendo sair de lá apenas no dia 21, depois do meio-dia, com a organização me colocando porta a fora, porque se deixarem eu vou querer correr mais na esteira”, brinca Débora.

O cenário da prova já está praticamente pronto, será no vão central do Beiramar Shopping. A atleta conta com uma equipe de apoio composta por mais de 120 pessoas, incluindo os juízes, além de médicos, nutricionista, fisioterapeuta e treinador. O público pode e deve participar incentivando a corredora neste desafio. “Estamos prevendo a participação de amigos e apoiadores inclusive durante as madrugadas”, adianta Carlos Pamplona Júnior, diretor de marketing do Beiramar Shopping.

A inspiração para o desafio está no também ultramaratonista brasileiro Márcio Vilar, detentor do recorde masculino, que é de 827 quilômetros e 16 metros correndo em esteira durante sete dias. “Assisti uma palestra do Márcio e decidi que queria fazer isso também. Ano passado corri uma prova de mil quilômetros, foi um treino para saber como o meu corpo iria reagir”, explica a atleta. A preparação oficial para a quebra do recorde iniciou em dezembro de 2018.

Débora Simas é catarinense, nasceu em Rio do Sul e mora em Florianópolis. Começou a correr aos 32 anos de idade e com apenas oito anos de prática esportiva foi campeã da Brasil 135 Ultramarathon, a principal ultramaratona brasileira.

Como funciona a prova

Débora Simas iniciará o desafio no dia 14 de julho, ao meio-dia, e pretende seguir na esteira até o dia 21 de julho, ao meio-dia. Durante sete dias a atleta deverá permanecer em cima da esteira por, pelo menos, 22 horas por dia. A cada 55 minutos de corrida ou caminhada há um intervalo  de 5 minutos. Neste tempo ela poderá ir ao banheiro, trocar de roupa e se alimentar. Caso a atleta não utilize alguns destes intervalos, o tempo será acumulado no final do dia, chegando a até 2 horas de descanso.

Serviço:

O que – Quebra de recorde mundial de corrida em esteira, com a ultramaratonista Débora Simas

Quando – de 14 de julho, às 12 horas até o dia 21 de julho, às 12h

Onde – no vão central do Beir amar Shopping, em Florianópolis (Rua Bocaiuva, 2468, Centro).

error: Conteúdo protegido !!