‘A milícia é um problema gravíssimo, porque não aparece, ela é subterrânea’, afirma Witze

  No dia em que uma operação prende empresários envolvidos em exploração imobiliária clandestina em áreas de milícia, o governador Wilson Witzel (PSC) voltou a dizer que o Rio de Janeiro “não tem bandidos de estimação”. Segundo ele, policiais militares envolvidos com a milícia serão presos. Na ação desta terça-feira, foram denunciadas à Justiça 27 pessoas por envolvimento em organização criminosa e delitos relacionados à exploração imobiliária clandestina na região da Muzema e adjacências, na Zona Oeste carioca, dentre as quais a ocupação, loteamento, construção, venda, locação e financiamento ilegais de imóveis.

— A milícia é um problema gravíssimo, porque ela não aparece, é subterrânea. Eu sou governador do Rio de Janeiro e estou até o fim do meu mandado preocupado em fazer um trabalho bem feito. Nós tivemos 58 contas bancárias bloqueadas, é uma operação de asfixia. Foi o que aconteceu em Itaboraí, que tinha uma milícia assustadora. Nunca se colocou a mão no dinheiro do criminoso, agora estamos metendo as mãos no bolso dele — destacou Witzel, durante uma entrevista à Rádio Tupi.

Witzel afirmou também que recebeu, no início do seu mandato, uma corporação com 15 mil homens a menos na Polícia Militar, e que vai entregar ciom 15 mil militares a mais. Ainda segundo ele, cerca de 95 novo homens foram enviados para o 7º BPM (São Gonçalo). O governador citou números que mostram, segundo ele, o aumento de combate à violência: 70% de aumento na elucidação de crimes por parte da Polícia Civil, 25% de redução dos homicídio dolosos, menos 21% no roubo de cargas e roubo de veículos reduzindo 24%.

— São Gonçalo tem sido uma cidade muito castigada pelo crime organizado, e nós estamos entrando com rigor na região. Mas não esquecemos de Belford Roxo, que tem também uma criminalidade elevada. Estamos trabalhando para reduzir o crime em Belford Roxo.

O programa Segurança Presente – policiamento ostensivo bancado por parcerias público-privadas – tem um cronograma de expansão para o estado, podendo haver mudanças. Segundo o “RJ 2”, da TV Globo, os municípios de Nova Iguaçu (Centro, Austin e Miguel Couto) e Caxias, além dos bairros de Laranjeiras, Barra da Tijuca, Botafogo, Vila Isabel e Bangu são os próximos a receber o reforço na segurança. O Aterro do Flamengo, Lagoa, Leblon, Ipanema, Tijuca, Méier, Centro e Lapa já têm patrulhamento realizado a pé, em bicicletas, motos e viaturas.

— Vamos começar agora, na Baixada, esse programa de polícia de proximidade. Vamos mandar mais de mil novos policiais para atender os municípios da Baixada Fluminense, que têm um índice de criminalidade elevado. Não é fácil, mas estamos firmes e fortes para colocar o Estado do Rio de Janeiro em um novo patamar — afirmou o governador.

error: Conteúdo protegido !!