Diretor de escola de samba é morto na comunidade dos Tabajaras, na Zona Sul do Rio

Um tiroteio na comunidade dos Tabajaras, na Zona Sul do Rio, vitimou um morador na manhã desta quarta-feira. De acordo com vizinhos, Alexandre Duarte, mais conhecido como Pressão, chegava em seu carro na rua Euclides da Rocha, na localidade conhecida como 48, quando foi atingido por um disparo no peito. Ele era diretor de bateria da escola de samba Unidos da Villa Rica, atualmente na série C do grupo de acesso, e desenvolvia vários projetos sociais na comunidade. É o que relata a vice-presidente da Associação de Moradores, Vânia Ribeiro.

— Estamos todos de luto. Ele era cria dos Tabajaras, amigo de infância do meu marido, muito querido por aqui. Trouxe muitos projetos sociais para cá, dava aulas de música, de instrumentos. A última coisa grandiosa que ele fez foi conseguir trazer o Projeto Favela, alugando a própria casa por um valor irrisório para que o projeto acontecesse — contou.

Além da música, Alexandre era apaixonado pelo Flamengo e por jiu-jitsu. Ele também gostava de cachorros e de curtir a praia com a família. O diretor deixa esposa e dois filhos.

Segundo Vânia, seu marido estava do outro lado da rua quando o amigo foi baleado. Em meio aos tiros, tentou socorrê-lo, levando-o de carro ao Hospital Copa D’Or, mas Alexandre não resistiu aos ferimentos.

— Eu estava com uma equipe da Rio Luz na quadra e meu marido tinha acabado de descer. O Pressão estava chegando e parou o carro para falar com ele. Foi quando os tiros vindos da UPP o acertaram. Eles entraram atirando para todos os lados, com vários moradores na rua. É revoltante — desabafou.

De acordo com a página Onde Tem Tiroteio (OTT-RJ) e os relatos dos moradores, o tiroteio começou por volta das 11h30. Em vídeos publicados nas redes, é possível ouvir os disparos e estouros.

Procurada, a PM respondeu que policiais da UPP da UPP Tabajaras/Cabritos faziam um patrulhamento pela comunidade quando foram recebidos a tiros por criminosos armados, o que resultou em confronto. Até o momento, não houve prisões ou apreensões.

A PM acrescentou, ainda, que a UPP foi informada que uma pessoa ferida por disparo de arma de fogo deu entrada em uma unidade hospitalar da região. Disse também que o policiamento na região foi intensificado.

Alunos e amigos homenageiam o músico nas redes

Assim que a notícia da morte do professor começou a se espalhar, vizinhos lamentaram nas redes sociais.

“Poxa, cara do bem, gente boa pacas! Uma grande perda, muito triste”, escreveu uma mulher.

“Realmente lamentável! Uma figura que sempre trabalhou por cultura dentro da comunidade… Triste”, comentou outra.

“Espero que não fique por isso mesmo! Sei que nada vai trazer ele de volta. Um guerreiro, um grande pai, um ótimo filho, sempre vou lembrar dele assim. Família linda infelizmente destruída. Peço a Deus que acalme o coração de sua esposa e familiares. Vá com Deus”, disse uma terceira.

Uma aluna do músico publicou texto emocionante sobre o impacto do professor em sua formação.

“Professor, você foi a primeira pessoa que me mostrou o que era música, me instruiu a tocar violão e a cantar e sempre teve muita paciência comigo. Você me abriu sua casa e me tratou como alguém da sua família linda pela qual eu sou tão apaixonada, sempre arrumou tempo pra me ajudar quando eu precisava, nunca me deixou na mão. Estamos nessa jornada desde que eu tinha 11/12 anos e você foi uma das pessoas que mais acreditou em mim, sempre confiou 100% no meu potencial e me impulsionou nos projetos que idealizava, sempre me deu certeza de que eu poderia contar com você para qualquer situação, me viu crescer e evoluir desde os primeiros passos na música, sempre me estendeu sua mão, não escondia o orgulho que sentia quando eu compartilhava uma nova conquista na minha carreira, pois essa conquista também era sua.

Você é um dos personagens mais importantes e marcantes na minha história, professor Alexandre Pressão, e agora você foi arrancado de nós e de sua família de forma brutal e imperdoável, assassinado na favela onde nasceu, e o pior, sendo inocente, sem fazer mal nenhum a ninguém, muito pelo contrário.

Minha ficha não quer cair, eu não quero acreditar que você não estará mais conosco, que eu não o verei por Copacabana e correrei para lhe cumprimentar e trocar uma ideia, essa realidade é muito dura, ninguém esperava nada parecido. Você era um visionário, tão cheio de vida e energia para recomeços, através de você conheci pessoas maravilhosas e incríveis, de você eu só tenho como guardar memórias sensacionais de momentos de muita alegria e festa, nunca lhe vi mal humorado ou triste, sempre me abria seu melhor sorriso e me oferecia seu melhor abraço.

Se não fosse por você eu não teria alcançado metade dos meus objetivos, não há palavras para mensurar o tamanho da minha gratidão por ter conhecido uma pessoa tão fantástica quanto você e o tamanho da importância que tens na minha vida e na vida da minha família. Um exemplo de pessoa, que tristeza a sua partida meu grande amigo, que tristeza, que dor, queria acordar desse pesadelo, não posso acreditar, como isso pode ser possível? Estávamos fazendo tantos planos, colocando em prática e sempre com a certeza de que daria certo, agora você está com o seu papai no céu, olhando por nós e nos iluminando, continuará nos protegendo daí de cima.

Você marcou nossas vidas de forma irreparável, nunca em hipótese alguma será esquecido, é impossível, você é único e insubstituível. Muito obrigada por tudo querido professor Pressão, por tudo mesmo, você só somou nas nossas vidas, milhões de agradecimentos não serão suficientes, lhe desejo luz e paz mais do que nunca. Você é eterno.”

error: Conteúdo protegido !!