COLUNA DO JOÃO MENDES – 20/07/2019

CITROËN C4 CACTUS, BONITO, EQUIPADO E BOM DE DIRIGIR.

Produzido em Porto Real, RJ, ele chegou para ser a vedete da Citroën no Brasil e já esta conquistando mercado alcançando em junho 64% das vendas da marca. Me refiro ao C4 Cactus que é um crossover ou seja, mistura a maior altura do solo e espaço de um utilitário esportivo com uma dirigibilidade próxima a de um carro de passeio.

Testei a versão topo de tinha que é a Shine Pack com motor 1.6 THP, turbo de alta pressão, com 173 cavalos de potência e câmbio automático de 6 velocidades. Esta versão também tem Grip Control que é um modo de controle de condução em terrenos de baixa aderência. 

Através de botão no painel você seleciona entre os modos Normal, Lama, Neve, Areia e Desligado,  e o sistema faz um mapeamento da aderência nas rodas dianteiras, onde esta a tração, e oferece uma melhor condição de dirigibilidade.

Essa versão Shine Pack tem os itens da versão intermediária denomimada Feel, alarme perimétrico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis de neblina, faróis de neblina com função curva, sensor de pressão dos pneus, câmera de ré, econômetro, regulador de velocidade e limitador, vidros One Touch, opcionais da Feel, padronagem dos bancos diferenciada, retrovisores na cor do carro, moldura branca nos faróis, rodas de liga leve aro 17 e banco tripartido mais os da versão Shine, airbags laterais, alarme volumétrico, Grip Control, retrovisor eletrocrômico, sensor crepuscular, entrada sem chave, botão de partida, sensor de chuva, ar-condicionado automático, volante em couro, bancos em couro, painel soft touch, maçanetas na cor do carro, barras no teto exclusivas e rodas de liga leve aro 17 exclusivas e ainda os itens exclusivo da versão Shine Pack que são airbags de cortina e o sistema ADAS que compõe alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, alerta de descanso, frenagem automática de emergência e alerta de colisão. 

O design do carro é bonito e chama a atenção, o interior também impressiona e os comandos estão bem a mão. A central multimídiacom tela de 7” é sensível ao toque e completa possibilitando espelhar a tela do seu smartphone.

Os porta-objetos também dão conforto e praticidade no dia a dia e o porta-malas tem capacidade para 320 litros. 

Com 4,17 m de comprimento e 2,60 m de largura o Citroën C4 Cactus é gostoso de dirigir. Com essa potência de 173 cavalos não podia ser diferente, o carro arranca bem, retoma bem e não é beberão, na cidade fez 12,5 km/l de gasolina e na estrada, do Rio de Janeiro até Miguel Pereira num percurso de ida e volta totalizando 260 Km, fez média de 16,8 km/l de gasolina o que é muito bom até porque neste trajeto a gente passa no centro de cidades menores com trânsito meio truncado. Como um crossover parece que a engenharia da Citroën quis privilegiar o conforto e conseguiu mas com isso, andando mais rápido nas curvas, o carro tem uma tendência a rolar o que não compromete porque se você manter as velocidades limite estipuladas nas estradas não terá esta sensação

A direção elétrica é precisa e dá conforto e a posição de dirigir é boa mas me incomodou a baixa altura do retrovisor interno que em alguns momentos me encobria a visão. Subindo serra com curvas fechadas eu abaixava a cabeça para ver as saídas das curvas para a direita por baixo do retrovisor mesmo colocando o banco na menor altura.

O Citroën C4 Cactus na versão Shine custa R$94.990 e a versão testada, Shine Pack, é R$98.990. O preço é bom e a Citroën, para apagar a má fama do passado, esta ofertando ao seu cliente tantas vantagens que até já diminuiu muito a fama de que a marca tem manutenção mais cara e que seus carros desvalorizam mais que a média do mercado.

Hoje não é mais assim e a Citroën continua valorizando bastante os proprietários de seus carros. Um exemplo, se você tiver um Citroën terá reboque grátis por toda vida mesmo não sendo o primeiro dono do carro e mesmo depois da garantia ter terminado. Os tempos mudaram na Citroën e quem ganha com isso é o consumidor.

FATOS RELEVANTES

* O mundo duas rodas vem quebrando paradigmas há anos durante a sua história e o BMS Motorcycle já se posicionou no Brasil como o evento que mais quebrou “paradigmas” no mercado nacional, seja por ser o precursor em unir em uma só produção as mais variadas vertentes do segmento, ou por promover projetos como o Wall Of Death, o Muro da Morte. Foi por conta de suas inovações que o evento, que era bienal, passa a ser realizado agora todos os anos, prometendo na sua quinta edição, que ocorre de 16 a 18 de agosto, na Usina 5, em Curitiba, quebrar outros tantos “padrões” deste setor, que vem crescendo cada vez mais no Brasil e na América Latina.

* No próximo dia 27 de julho será comemorado o Dia do Motociclista.

* A Mercedes-Benz lança no Brasil o Classe A Sedan e a versão A 200 Sedan Style está disponível nos concessionários da marca por R$ 139.900. Enquanto o A 200 Sedan Advance, primeiro modelo do segmento premium com sistema de comando por voz sem a necessidade de pressionar teclas, tem preço sugerido de R$ 169.900.

* Toyota Motor Corporation, parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, anunciou que, para apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, está desenvolvendo um novo produto especial, o “APM” (Accessible People Mover), um veículo de mobilidade projetado expressamente para uso nos Jogos. O “APM” terá versão apenas para passageiros e outra para transportar cadeira de rodas.

error: Conteúdo protegido !!