Cruzeiro da Igreja Matriz começa a ser montado

Empresa inicia série de testes para fixar monumento que é um dos marcos mais importantes da cidade

   Um marco da cidade de Mangaratiba começou a ser devolvido aos moradores, turistas e aos fiéis. O Cruzeiro, que fica em frente à Igreja de Nossa Senhora da Guia, no Centro, começou a ser reinstalado. A cruz foi ao chão após um incidente há alguns anos. O contrato de restauro prevê a entrega do monumento em até 150 dias, mas tudo indica que ele será reerguido bem antes do prazo. A base foi instalada nesta segunda.

As informações foram passadas pela presidente da Fundação Mario Peixoto, órgão responsável pela preservação dos patrimônios históricos da cidade, Elizabeth Antunes. Ainda de acordo com a presidente, a empresa responsável pelo restauro informou um prazo de 150 dias para finalizar o reparo. Alguns testes de fixação serão necessários. Está prevista para quarta-feira, dia 24, a colocação da parte superior do corpo vertical. Na próxima semana a empresa deve colocar os braços e depois de uma semana de testes de resistência finalizam com as demais partes.

“É um marco da cidade. Faz parte da nossa história e tínhamos que devolver à população, principalmente aos católicos. Em breve, o Cruzeiro, que ajuda a contar a história de Mangaratiba, estará de volta ao seu devido lugar”, disse o prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro.

 “A restauração do Cruzeiro representa para a cidade e para a população o retorno de um monumento histórico. Algumas pessoas dizem até “que a volta do Cruzeiro irá restaurar o crescimento da nossa cidade”. Acredito que a fé do povo deve ser respeitada, assim como a sua vontade. O prefeito Alan Bombeiro, em respeito aos munícipes e com o objetivo de resgatar nossa cidade, solicitou à Fundação Mário Peixoto dar andamento ao processo de recuperação. A FMP retomou o processo em parceria com a Secretaria de Obras, que executa o restauro”, disse Elizabeth Antunes.

CRUZ DE GRANITO DA PRAÇA

De acordo com informações históricas do padre Galdino Canova, o marco é parte integrante do conjunto da Matriz e da praça de Nossa Senhora da Guia e trata- se provavelmente da cruz cemiterial, pois até o ano de 1837 o cemitério circundava a Matriz. A Cruz foi trazida de Portugal no ano de 1700. Bem majestosa e possante, ela abre os seus braços sobre a quadrangular de 4 degraus, alguma inscrição no pedestal e o braços terminam de forma trilobada.

error: Conteúdo protegido !!