‘O comércio de armas e drogas financia o terrorismo’, diz Witzel sobre o Hezbollah

O governador Wilson Witzel deu mais detalhes sobre a conexão entre o tráfico de drogas e o terrorismo internacional durante entrevista nesta terça-feira. Após um evento na sede da secretaria de educação (Seeduc), ele afirmou que a venda de entorpecentes é uma das formas de financiamento do grupo terrorista Hezbollah, que atua no Oriente Médio. A prisão do traficante Elton Leonel Sumiço, no carnaval deste ano, confirmou o elo investigado pela Polícia Civil.

— Ainda quando eu era juiz federal, algumas investigações da Polícia Federal já mostravam algum tipo de relacionamento do crime organizado aqui do estado com o terrorismo. A Polícia Civil, através da prisão de um terrorista, conseguiu identificar esse elo — afirmou Witzel.

A prisão mencionada pelo governador foi noticiada nesta terça-feira pelo jornal O Dia. Detido durante o último carnaval em Ipanema, o traficante Sumiço, conhecido como Galant, atuaria como elo de ligação do tráfico com o Hezbollah. De acordo com a matéria, a venda de drogas comandada por ele na América do Sul financiados a atividade dos terroristas.

Segundo Witzel, centenas de empresas e dezenas de pessoas participam do esquema:

— O comércio de drogas e de armas financia o terrorismo. Não é só no Brasil, é no mundo inteiro. Agora, nós vamos nos preparar para termos defesa suficiente contra o terrorismo que está hoje nas comunidades. Vamos levar isso para ONU, para os organismos internacionais, para mostrar que o nosso enfrentamento não é a pessoas que são desfavorecidas da sociedade. São terroristas que estão atuando no Brasil — disse o governador.

Em sua fala, reiterou o posicionamento a favor do assassinato de pessoas que estejam portando fuzis e que sejam identificadas pela polícia:

— A lei não permite que se faça uma execução sumária sem que se faça o devido processo legal. Mas isso quando há prisão. Quando alguém está de fuzil na mão, é legítima defesa da sociedade, do próprio policial. Não há que se falar absolutamente em pena de morte.

Sambódromo

O governador também comentou sobre o acordo em negociação para que o estado assuma o carnaval da Sapucaí e a prefeitura mantenha o controle sobre os desfiles na Avenida Intendente Magalhães:

— O acordo está fechado. Agora, é só a gente assinar. Acredito eu, até o fim da semana. Nossas procuradorias estão terminando de fazer a medida.

O evento na sede da Seeduc marcou o lançamento do programa Esporte na Escola. A iniciativa prevê a contratação de 1800 professores de artes marciais para atuarem nas 1222 escolas estaduais a partir de outubro. Além do programa, o secretário anunciou outras novidades – como a contratação de 80 psicólogos e assistentes sociais para a rede (atualmente, são 8) e de 1800 egressos das Forças Armadas para atuarem como inspetores e porteiros nas unidades, prevista para acontecer também no segundo semestre.

— Tenho certeza que, em pouco tempo, nós veremos  um resultado muito bacana – afirmou Fernandes durante o evento.

error: Conteúdo protegido !!