Governo planeja checar carteirinha de vacinação no ato da matrícula na escola pública

     

o governo Bolsonaro estuda a possibilidade de pedir, a partir do ano que vem, a carteirinha de vacinação no ato de matrícula das crianças nas escolas públicas. E disponibilizar, já no mês que vem, uma inédita carteira digital de vacinação, que poderá ser acessada através do aplicativo Meu digiSUS, ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O usuário poderá checar do próprio celular as vacinas já tomadas e as que faltam, em um esforço para aumentar a cobertura de imunizações, em queda no Brasil.

A cobertura de vacinação da tríplice viral, por exemplo, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, foi de 90,5% em 2018; há três anos, esse índice passava de 96%. O Ministério da Saúde reconhece como eficiente uma cobertura vacinal superior a 95%. Atualmente, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará estão com surto ativio de sarampo.

— Não será uma ação proibitiva nem punitiva para as famílias. Mas esse momento pode ser uma oportunidade de orientá-las sobre a importância de vacinar suas crianças. Ter a carteirinha no aplicativo facilitaria essa apresentação nas escolas — diz o médico Júlio Croda, diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

A nova carteira digital será direcionada, principalmente, segundo Croda, a mães e pais que desejam um acesso mais fácil às informações sobre vacinas e planejamento da imunização dos filhos.

— Esse cartão digital vai puxar as informações de cada pessoa do sistema nacional de imunização, e essa pessoa poderá cobrar no posto de saúde mais próximo a atualização de sua carteirinha. A ideia é facilitar o acesso e empoderar o usuário — disse o médico, que concluiu: — Na medida em que garantirmos o acesso à informação através de um aplicativo, poderemos pensar em regulamentar essa política. Uma política de educação, de verificação do cartão e de conversa com as famílias.

error: Conteúdo protegido !!