Concurso Público

 

 

 

 

 

É com muita alegria e satisfação que venho escrever para você que pretende se enveredar pelo caminho do concurso público. Vivemos em um momento de muitas incertezas no cenário nacional. Porém uma coisa é certa! A nossa Constituição da República Federativa do Brasil prescreve em seu artigo 37, II que “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)”. Dessa forma, em se tratando de cargo público efetivo e emprego público é obrigatória a realização de concurso público.

Como se preparar para concurso público. A primeira atitude de que alguém precisa para passar em concursos é a motivação. Uma pessoa motivada é mais

feliz e produtiva. Motivação é a disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como “motivo para a ação” ou “motivos para agir”.

Sugiro que escolha uma carreira, por exemplo, área de segurança pública ou tribunais. Depois, pegar o último edital e seguir o programa de disciplinas, isto é, o que será cobrado na prova. Após, organizar um cronograma de estudos diários de acordo com sua disponibilidade. E por fim deixar um momento para realizar questões de provas anteriores, pois o exercício é aquele momento em que se fixa o que foi estudado.

Não espere publicar o edital. Um grande equívoco que muitos candidatos cometem, pois não há tempo hábil para uma preparação de verdade. O ideal é o quanto antes se preparar mais chances terá.

Assim sendo, com muita disciplina e determinação alcançará seu ideal. Um forte e abraço e bom estudo, lembrando-se sempre que se estuda até passar!!!

Professor Renato Barroso.

 

error: Conteúdo protegido !!