Quem atira a segunda pedra?

Por Jaquez Kepalz
Muita gente pode até atirar a primeira pedra. Porém, se olhar antes à sua volta, não sei se a consciência e racionalidade irão atirar a segunda ou retroceder da primeira.
Pode ser considerado motivo de orgulho para a população, saber que em Nova Iguaçu existe uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que já está produzindo energia elétrica.
O produto é oriundo do biogás, fruto da decomposição de 5 mil toneladas de lixo que são despejadas no aterro sanitário local. Essa lixarada gera 16.5 mw (mega watts), cujo volume é suficiente para abastecer 65 mil moradias de consumo médio.
Para alguns, esse avanço faz pouca ou nenhuma diferença. Para outros, significa menos gás carbônico emitido para a atmosfera ajudando a encolher o “efeito estufa” – um fator que aumenta a temperatura do planeta reduz a qualidade de vida da natureza e, consequentemente, da vida humana.
Também seria motivo de autoestima populacional, saber que essa nova fonte de renda municipal e de tecnologia colocam Nova Iguaçu entre grandes centros urbanos do Brasil e do mundo, ao produzir energia do lixo.
Muitos podem desprezar, por questões políticas ou pessoais, mas cabe lembrar que esta Central de Tratamento de Resíduos fora construída em 2003 pelo então prefeito Nelson Roberto Bornier, que foi muito criticado por isso.
Assim como foi criticado pela construção da Via Light, que embelezou o centro da cidade e hoje causa um tremendo engarrafamento no coração de Nova Iguaçu – como se a quantidade de pessoas que compram carro fosse culpa do prefeito.
Criticado ainda mais por ter iniciado a construção do viaduto da rua Barros Junior e também por colocar asfalto e tirar da lama milhares e ruas em vários bairros – que hoje estão esburacadas por falta de manutenção.
A política é o equipamento mais importante e necessário ao desenvolvimento econômico e social no mundo inteiro. Pena que há políticos desnecessários, canalhas, ladrões, mafiosos e safados no mundo inteiro também. Ainda bem que, no meio destes, existem os que são contrários a tudo isso e tem vontade politica para realizar o bem social.
A população do planeta, com seus mais de 7 bilhões e 200 milhões de habitantes, usam a sabedoria e cultura do seu povo, cada um ao seu modo.
É com base nesse modo cultural que já atiraram pedras em John F.Kennedy, Getúlio Vargas, Saddam Hussein, Leonel Brizola, Martin Luther King, Jair Bolsonaro, Nelson Mandela, Luiz Inácio Lula, Mikhail Gorbarchev, Wilson Witzel,Michel Temer, Augusto Pinochet, Aldo Moro, gays e lésbicas, mendigos e Estevão. Jesus também seria apedrejado, mas na hora do ataque, se livrou ao desapareceu no meio dos judeus.
Nós aqui também temos a nossa cultura e os nossos modos também. E por mais incrível que pareça, uma pesquisa sobre 2020 circula em Nova Iguaçu mostrando empate técnico entre Nelson Bornier e outro principal.
Costumam dizer que “a voz do povo é a voz de Deus”. Dá pra entender a sabedoria do nosso povo? Eu não tenho a menor ideia do que você pensa.
Então, se quiser, atire a segunda pedra ou retroceda da primeira.

error: Conteúdo protegido !!