Feriadões no Rio estão com os dias contados

Proposta na Alerj antecipa as datas que caiam entre terça e sexta para segunda

 

     Os feriadões com mais de três dias no Estado do Rio de Janeiro podem estar com os dias contados. Um projeto de lei em tramitação na Alerj prevê a antecipação das datas para segunda-feira quando caírem entre terça e sexta, menos o Carnaval. Ou seja, a proposta dos deputados Anderson Moraes (PSL), Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (ambos do Novo) até esticam o final de semana, mas acaba com os pontos facultativos que prolongam, segundo eles, em demasia os dias sem trabalho, o que impactaria diretamente o comércio. A proposta é vista com bons olhos por representantes do setor, inclusive lojistas.

“Não há dúvida que este excessivo número de dias parados prejudica o comércio. E não são apenas os empresários que perdem. Perdem o governo, que deixa de arrecadar impostos; os comerciários que deixam de vender, e o consumidor que não pode comprar”, afirma Aldo Gonçalves, do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio). “O excesso de feriados, ainda mais em um momento de crise, prejudica a economia”, complementa João Gomes, economista da Fecomércio-RJ.

“O comércio precisa estar aberto, se não os turistas vêm e encontram lojas fechadas. Com esse projeto, o movimento pode aumentar. Quando é ponto facultativo o movimento cai muito”, Mario Xavier, 52 anos, gerente da loja de tecidos Casas Lealtex há 26 anos, na Saara, Centro do Rio. “De qualquer maneira, no feriado trabalhamos. Mas o projeto pode dar mais movimento às lojas”, diz Ivonete Beatriz, 59, das Lojas Aidan.

Para a advogada Aline Soaper, a mudança é positiva. “Nos dias úteis entre os feriados, os ‘enforcados’, as vendas diminuem em até 50% e impactam negativamente o resultado do comércio. Com essa mudança a previsão é que a perda com os feriados prolongados seja diminuída e torne o cenário melhor”, afirma.

Projeto também em Brasília
Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei que pretende antecipar para segunda-feira todos os feriados entre terças e sextas-feiras. O objetivo é ampliar o número de dias úteis para fomentar a economia.

O Instituto Fecomércio de Análises e Pesquisas (IFec RJ) realizou uma pesquisa com o empresariado do estado do Rio de Janeiro e apurou que 60,9% consideram ótimo antecipar para segunda-feira todos os feriados que caírem nos dias úteis da semana, com exceção de algumas datas especiais, e apenas 18,1% afirmaram ser péssimo.

Para 58,6% dos empresários ouvidos, o número excessivo de feriados ao longo do ano prejudica a economia de alguma forma. O estudo também apontou que para 51,5% dos comerciantes o custo com funcionários que trabalham nos feriados não influencia em sua decisão de não abrir o estabelecimento, mas sim o fraco movimento, apontado por 31,3% como a principal razão.

error: Conteúdo protegido !!