COLUNA DO JOÃO MENDES – 31/08/2019

SUPER CAR RIO AGITA PARQUE OLÍMPICO

Alguns milhares de apaixonados pelo mundo dos veículos customizados, do som automotivo e das manobras radicais com motocicletas tomaram conta do estacionamento do Parque Olímpico do Rio de Janeiro para exibir seus possantes e suas habilidades no Super Car Rio 2019.

Na área reservada para a turma das duas rodas pilotos amadores faziam manobras radicais, muitos até sem melhores equipamentos de proteção mas todos de capacete. A turma radicalizou no estilo livre com motos de maior cilindrada até uma Yamaha Jog 50cc, scooter que fez sucesso nos anos 1990 e que tem motor 2 tempos, aquele que faz fumaça e produz um barulhinho que a turma dificilmente escuta já que as motos com motores de 2 tempos deixaram de ser fabricadas.

Felizmente o show dos amadores ocorreu sem maiores baixas e todos se divertiram. Muitos estão acostumados a se exibirem durante os chamados “pegas” que acontecem no subúrbio e acabam batendo em retirada quando a polícia aparece mas no Super Car Rio todos se exibirem sem a adrenalina causada pelo barulho das sirenes.

Em outro espaço do evento carros customizados com destaque para a turma que rebaixa seus carros. São carros literalmente jogados no chão que disputam um concurso. Se você olhar bem verá até que esses carros, do jeito que são rebaixados, nem conseguiriam fazer uma curva já que as rodas dianteiras estão quase que escondidas dentro dos para-lamas mas os segredo são as suspensões que possuem um sistema que eleva o carro na hora dele se movimentar.

O curioso é que essas suspensões especiais, que custam uma graninha boa, são colocadas em carros com uma certa idade, alguns modelos clássicos da nossaindústria. Interessante destacar que não existe um carro preferido para fazer esse trabalho de rebaixamento da suspensão, a gente vê de tudo. Uns até possuem um motor brabo, aliás brabíssimo, e outros possuem equipamento de som para fazer os tímpanos coçarem com a alta vibração das notas baixas.

terceiro espaço reuniu a turma que gosta de equipar seu veículo com uma som “ animal” !!!. Digo veículo porque tinha de tudo, carro de passeio, picape, caminhão, carro puxando reboque com uma unidade de som poderosa e todos eles ligados ao mesmo tempo produzindo um som ou barulho, dependendo do ponto de vista, que chegava a mais de um quilometro do evento.

O mais divertido foi imaginar a cara das pessoas que estavam numa arena lateral ao Super Car Rio onde acontecia um evento de uma igreja porque o som ensurdecedor que saía das centenas de alto-falantes era só funk com letras pesadas que sem dúvida fizeram a trilha de fundo da festa dessa igreja.

Ave!!!

error: Conteúdo protegido !!