MPF da Baixada acolhe familiares de João Cândido

O procurador da República, Dr Julio José Araujo Junior, do Ministério Público Federal em São João de Meriti recebeu nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro de 2019, familiares do marinheiro João Cândido. A finalidade de mais este encontro – já foram realizados outros, inclusive no próprio MPF -, foi para dar continuidade no processo de resgate da memória desta importante figura histórica, mas também de reparação do Estado brasileiro à sua família.
Estavam presentes também representantes da sociedade civil como a Sra Zilmar, que atuam para concretização do museu João Cândido na cidade; o Frei Tatá, da secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de São João de Meriti e da presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Foi destacado que, a pedido dos movimentos sociais, o deputado André Ceciliano, presidente da Alerj, deu entrada no projeto de lei 427/2019 onde “fica inscrito o nome de João Cândido Felisberto no livro dos heróis e heroínas do estado do Rio de Janeiro” no dia 24 de abril de 2019. Também foi exposta a proposta uma audiência pública para debater a importância da figura do líder da ‘revolta da chibata’ como um ícone na luta pelos direitos humanos, inclusive garantindo a dignidade de integrantes da Marinha e sendo uma referência para o fim das práticas da escravidão.
Além da audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio, foi sugerido um ato na câmara de vereadores da cidade de São João de Meriti, onde seria instituindo também João Cândido como herói no município. Além desse, a proposta da fixação de placa na casa em que o marinheiro viveu na cidade, entre outras ações que serão promovidas juntos aos poderes legislativos, a prefeitura e os movimentos sociais.
Presente na reunião, o jornalista Adriano Dias destacou que existem na verdade duas frentes importantes. Uma de resgate da figura histórica para Baixada, o Rio e o Brasil de João Cândido. Sendo uma referência de herói a ser sistematicamente promovido como ícone da Baixada, principalmente para nossa juventude. Por outro a lado, a luta de garantia de reparação, nem que seja de forma indireta, aos familiares de João Cândido que teve toda sua vida impactada após seu ato de coragem de enfrentar a violência do estado brasileiro.
O procurador da República Julio José Araujo solicitou que houvesse em cronograma para os entes presentes representados sistematizassem as ações em memória aos 50 anos do falecimento de João Cândido, e, ao final, fez uma conversa mais reservada com os familiares para analisar a continuidade da forma de apoio após a ação civil promovida pelo Ministério Público Federal na Baixada Fluminense.
#Com Causa

error: Conteúdo protegido !!