Belford Roxo tem obras paradas em pelo menos três bairros. Entre elas, creche e posto de saúde

O anúncio da construção de uma creche no bairro Santa Amélia, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, encheu de esperança Diandra Ramos, de 26 anos. Na época, a jovem estava grávida de Pedro Henrique, hoje com 1 ano e dois meses. Mas os planos de Diandra de trabalhar depois da gravidez foram interrompidos. No ano passado, a obra para a construção da creche no bairro parou.

— Não trabalho fora para ficar com ele. Creche particular é cara. Se tivesse uma creche pública aqui, seria mais fácil para conseguir um emprego — lamenta Diandra.

Em um trecho de três quilômetros, o Mais Baixada constatou três obras paradas em diferentes bairros de Belford Roxo. Em Santa Amélia, ao lado da creche, funcionaria um posto de saúde. A estrutura chegou a ser erguida, mas hoje está abandonada. No local, há muito lixo e as ruas do estão sem pavimentação.

— Ele acabou com a quadra que tinha aqui para fazer a creche e o posto. Agora virou uma lixeira. Já roubaram janela, tubo de PVC e queimam até fio aí dentro — disse um morador que preferiu não se identificar.

Em São Bernardo, a construção da nova sede da prefeitura se arrasta há anos. Orçada em R$ 8 milhões, é uma parceria do estado com o município. Começou em 2010, mas parou três anos depois.

— Estavam fazendo a instalação da parte elétrica e do ar-condicionado, mas parou há um mês por falta de verba — disse um funcionário, que também não se identificou.

Quando a dona de casa Mariane Pereira, de 27 anos, se mudou para o bairro, soube logo da construção da nova sede da prefeitura, que parece ter virado lenda na cidade. Ela lamenta a demora para a inauguração do prédio:

— Fica um prédio parado, sem ninguém. Se tivesse inaugurado, movimentaria o comércio, teria mais empregos e facilitaria a vida de quem mora longe do Centro.No Vilar Novo, a Unidade de Saúde da Família fechou no início do ano para reforma. Apesar de pronta, a unidade ainda não foi inaugurada. Em julho, após visita do Mais Baixada, a prefeitura disse que o posto seria reaberto na primeira semana de agosto, o que não ocorreu.

A dona de casa Iraci da Costa Silva, de 72 anos, é hipertensa e tem tomado remédios por conta própria:

— Preciso passar pelo médico. Estou há muito tempo sem ir, mas, no momento, não estamos podendo pagar consulta. Tomara que inaugure logo.

Filha de Iraci, a autônoma Ronilda da Silva, de 40 anos, disse que o posto mais próximo fica em outro bairro:

— O mais perto é o do Jambuí, mas lá é perigoso. Para pegar número, tem que ir cedo, de madrugada. Como vamos para um lugar onde não nos sentimos seguros?Na Avenida Campinas, no Vilar Novo, árvores foram derrubadas para construção de uma área de lazer, o que também não ocorreu. Há ainda obras realizadas na cidade, mas sem informações de valores à população. É o caso da construção da Praça de Santa Maria e de confecção de tampas de concreto para galeria na Avenida Estrela Branca.

A Prefeitura de Belford Roxo informou que as obras em Santa Maria estão dentro do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC-2), e o valor total das intervenções no bairro e em São Leopoldo é de cerca de R$ 25 milhões. Sobre a nova sede, disse que o processo licitatório está concluído, falta apenas 30% para finalizar a obra, que será tocada “de acordo com o fluxo de caixa.

A administração disse que a creche e o posto de Santa Amélia serão inauguradas na primeira quinzena de novembro. Já a unidade de saúde de Vilar Novo, no dia 27 de outubro. Já as obras na Avenida Campinas começam no fim de outubro.

error: Conteúdo protegido !!