Mestre em matemática pela UFF lança livro de contos

Professora da UFF acredita que matemática e literatura se complementam

Será que matemática e literatura se complementam da mesma forma que a combinação feijão com arroz, que é líder na preferência do brasileiro? Quem não tem a menor dúvida sobre essa questão é a professora, que atua na área de Lógica Matemática, Lógica para Ciência da Computação e Raciocínio Lógico, há mais de 33 anos na Universidade Federal Fluminense (UFF), Márcia da Silva Martins. Depois de ter publicado três obras sobre lógica matemática, ela escreveu um exemplar de poesia (Entre verbo e o coração) e está lançando o livro Encontros entre Contos, publicado pela Editora Kazuá.

Você quer entender o denominador comum entre matemática e literatura? Mais adiante encontrará a resposta, porque agora é o momento de abordar o conteúdo do livro “Encontros entre Contos” que apresenta de forma apaixonada uma entrega à arte de expressar em palavras cenas da vida cotidiana, com as quais o leitor é convidado a entrar em outras relações e experimentar variados sentimentos. “Reúno neste livro a história de diversos personagens, diversas paisagens, sempre procurando retratar a beleza singela que está presente no humano e em sua existência”, conta a autora.

Textos leves, ligeiros, títulos que despertam em quem os lê, o desejo de visitar os lugares descritos, como Luz do Luar ou Paraíso. “Em poucos parágrafos, descrevo meus  personagens com o intuito de cativar o leitor. Reais? Fictícios? Não importa. Todos pretendem revelar o que há de melhor no ser humano. Em tempos de tanta intolerância, penso que este livro vem a calhar”, considera Márcia Martins.

Quanto ao denominador comum entre matemática e literatura, a professora Márcia Martins explica que o estímulo de ambas é construir algo que tenha cabeça, corpo e membros. “É o desafio de vencer o papel em branco com um produto só seu, da sua mente e cada um de nós é único, visto que por mais intimidade, coleguismo e parceria que duas pessoas tenham, nunca vão enxergar o mesmo tom de azul. Cada um de nós é um somatório de experiências, daí a diversidade do humano e de seus produtos”, esclarece.

“Por mais paradoxal que possa parecer, embora a lógica seja a minha menina dos olhos, eu adoro escrever, poesias, contos e crônicas. Sou meio compulsiva com a questão da escrita”, revela a professora. Segundo ela, a escrita é um ofício deliciosamente encantador e saboroso. “É como que soltar a alma sobre o papel e viajar por mundos nunca dantes imaginados pelo próprio criador do texto. É Instigante e desafiador dar à luz aos escritos que vão alçar voo e pousar em variadas mãos, tomando muitos formatos e significados”, finaliza de forma de filosófica.

Sobre a autora: Márcia Martins, 57 anos, é mestre em Matemática e trabalha na vida acadêmica na área de Matemática, em especial na área de Lógica Matemática, Lógica para Ciência da Computação e Raciocínio Lógico, há mais de 33 anos na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela já atuou também no Instituto Militar de Engenharia (IME), na Petrobrás, em bancas de concursos.

A professora, de 2012 até 2019, escreveu três livros sobre Lógica e Raciocínio Lógico, publicados pela Editora Ciência Moderna, e outros dois: um de poesia – Entre o Verbo & o Coração – e outro de contos – Encontros entre Contos -, publicados pela Editora Kazuá.

 

error: Conteúdo protegido !!