Homem é preso pela Polícia Federal por arquivos de abuso e exploração sexual infantil no Rio

Polícia Federal fez apreensões dos materiais de abuso sexual infantil na casa de homem

Um homem de 68 anos foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira pela Polícia Federal em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, onde morava e cuidava de uma escola desativada. No local foram encontrados arquivos com cenas de violência sexual contra crianças, o que resultou na prisão em flagrante. Os policiais cumpriam um mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Criminal Federal do Rio.

A delegada Paula Mary, chefe do Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos (GRCC) responsável pelas investigações, contou que o suspeito não resistiu à prisão nem se mostrou surpreso ou assustado. O GRCC acompanha o caso desde o início deste ano por meio de monitoramento das conexões on-line com uso de ferramentas de inteligência virtual. O sinal vindo da instituição de ensino, mesmo com as aulas suspensas durante a pandemia do novo coronavírus, despertou a atenção dos agentes. No local, foram apreendidos diversos equipamentos, como celulares, pen-drives, mídias e HDs contendo imagens de abusos sexuais cometidos contra crianças a partir dos 2 anos de idade.

— O investigado confessou no momento. Até identificou onde estaria o material. Não se mostrou muito assustado ou arrependido. Em relação à escola, temos outras diligências em andamento, com partes que não podemos divulgar — disse a delegada do GRCC Paula Mary

Agora, as investigações continuam numa segunda etapa com a análise do que foi apreendido. O material será periciado para atestar se o homem praticava outros crimes, como a produção desses arquivos, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como de estupro de vulnerável, previsto em artigo do Código Penal. Já se descobriu que ele disponibilizava e transmitia arquivos com cenas de abuso e de exploração sexual pela internet, em rede internacional.

— (Vamos) Dimensionar não só quais foram todos os crimes por ele praticado, mas a quantos anos se dedica à prática criminosa, que já sabemos que não são meses. Sabemos que já tem anos que ele se dedica a essa prática criminosa — afirmou a delegada.

O homem trabalhou na escola onde foram apreendidos os equipamentos e os materiais. As informações iniciais são de que a instituição encerrou as atividades há pelo menos 1 ano e 6 meses. Ele morava no local sozinho, desde o fechamento. De acordo com a polícia, tem família, inclusive filhos e netos.

error: Conteúdo protegido !!