Operação da PF para combater o abuso e a exploração sexual infantil no Rio tem um preso

Agentes na casa do suspeito, em Campo Grande Foto: Polícia Federal / Divulgação

Um suspeito foi preso pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira, durante a operação Caçadores da Web. Ação tinha como objetivo combater o abuso e a exploração sexual infantil no Rio. Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão, da 1ª Vara Criminal Federal, na casa dele, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

O preso tem 36 anos e foi detido em flagrante por estar com arquivos contendo cenas de violência sexual contra crianças. As investigações que chegaram até o suspeito foram realizadas pelo Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos (GRCC) e começaram este ano. Os policiais usaram técnicas especiais de inteligência e cruzamento de dados e constataram que ele armazenava aquivos com cenas de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes.

O suspeito, de acordo com as investigações, também disponibilizava e transmitia arquivos com as imagens pela internet, em rede internacional. O material apreendido com ele será encaminhado para a perícia, que apontará se ele cometia outros delitos, como a produção dos arquivos – crime previsto no 241-D do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – e também estupro de vulnerável – previsto no artigo 217-A do Código Penal. A pena pode ultrapassar 20 anos de prisão

De acordo com a PF, este foi o terceiro suspeito de abuso infantil preso no Rio em menos de 15 dias. O nome da operação desta terça foi escolhido pelo fato de os criminosos usarem a rede internacional de computadores para obter arquivos inéditos contendo cenas de violência sexual infantil com outros usuários, usando técnicas que garantem o anonimato.

error: Conteúdo protegido !!