Californianos enfrentam calor e pandemia para fugir de incêndios

Fogo causado por raios se alastrou pela vegetação seca

 

Incêndios florestais avançam na Califórnia

Milhares de californianos deslocados se reuniram sob ordens de retirada, em meio a uma onda de calor e uma pandemia nessa quinta-feira (20), quando incêndios causados por raios se alastraram pela vegetação seca, pela grama e pelo chaparral nos arredores da Baía de San Francisco.

Como a sequência mais intensa de raios incendiários a atingir a Califórnia em mais de uma década está sobrecarregando os bombeiros, autoridades estão se mobilizando desde quarta-feira para obter os reforços necessários fora do estado.

Estima-se que mais de 11 mil raios, a maioria no norte e no centro da Califórnia, deflagraram mais de 370 incêndios diferentes nesta semana, dando origem a quase duas dúzias de grandes problemas que ameaçam milhares de lares e provocam retiradas em massa.

“Não sobrou nada”, disse o morador Nick Pike à CapRadio de Sacramento, depois que ele e três vizinhos perderam as casas próximas da cidade de Vacaville, a cerca de 88 quilômetros ao nordeste de San Francisco.

Dezenas de casas e outros edifícios ficaram em ruínas. A agência de notícias Associated Press relatou que os incêndios florestais deixaram pelo menos cinco mortos, citando comunicados das autoridades.

Um funcionário de uma prestadora de serviços morreu na quarta-feira enquanto ajudava a desativar riscos elétricos para socorristas. Mais cedo, no mesmo dia, o piloto de um helicóptero dos bombeiros contratado pelo estado morreu em uma queda durante missão de borrifamento de água no condado de Fresno.

Colunas de fumaça e cinzas prejudicaram a qualidade do ar em centenas de quilômetros ao redor das zonas de incêndio, aumentando o sofrimento e os riscos de saúde de moradores forçados a fugir ou daqueles retidos em casas que não contam com ar-condicionado.

Uma das maiores ameaças foi criada por um aglomerado de incêndios que devastam as montanhas de Santa Cruz, ao sul de San Francisco, obrigando cerca de 22 mil moradores a abandonar suas moradias e destruindo ao menos 20 estruturas, de acordo com o Departamento de Florestas e Proteção de Incêndios da Califórnia (CalFire).

Inalar fumaça e cinzas pode deteriorar os pulmões enfraquecidos de pacientes de covid-19 e minar as defesas naturais dos que não têm a doença, alertou Afif El-Hassan, porta-voz médico da Associação Pulmonar Americana.

error: Conteúdo protegido !!