Escolas particulares do Rio retomam aulas presenciais

Instituições de ensino estão fechadas desde março por conta da pandemia da covid-19

 
Centro Educacional Miraflor, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio – Reginaldo Pimenta / Agência O DIA
    Muitas escolas particulares da cidade do Rio retomaram as aulas na manhã desta quinta-feira. Entre elas, as instituições de ensino Centro Educacional Miraflor, em Laranjeiras e a Escola Nova, na Gávea, na Zona Sul do Rio voltaram a receber os alunos, seguindo as medidas de higiene e protocolos de segurança, como medição de temperatura e uso obrigatório de máscaras.
A autorização para o retorno às aulas presenciais foi concedida pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ), nesta quarta-feira, em mais um capítulo da disputa judicial sobre o tema. Em 22 de julho, a prefeitura do Rio publicou decreto que previa o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares do município, em turmas de apenas quatro anos do Ensino Fundamental, a partir de 1º de agosto, um sábado. Algumas escolas da capital voltaram a funcionar no dia 3, mas três dias depois o Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) e a Defensoria Pública do Estado conseguiram uma decisão judicial proibindo o retorno às aulas.

Em nota, a prefeitura afirmou que “as escolas privadas têm condições sanitárias de voltar às aulas, se assim quiserem”, segundo a subsecretaria de Vigilância Sanitária e o Comitê Científico do município. Mas a autorização não corresponde a uma ordem, de forma que cabe a cada escola decidir se retoma as aulas presenciais ou não. “A prefeitura somente autoriza o retorno aos locais do ensino privado, desde que cumprindo as rígidas regras sanitárias”, informa a nota.
error: Conteúdo protegido !!