COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 10/10/2020

Me lembro que quando comecei a andar de moto, nos anos 1970, existia uma categoria de motos, que começou nos anos 1960, chamada Coffee Racer. Naquela época existiam muito pegas nas ruas e essa categoria reunia pessoas que embrabavam suas motos, customizavam dando um aspecto mais esportivo e se reuniam nos cafés para depois apostarem umas corridas.

Aqui o nome foi abrasileirado para Café Race e aquelas motos que eram customizadas pelos seus donos passaram a ter modelos desenvolvidos pelas próprias fábricas. Os tempos mudaram os famosos pegas ou rachas nas ruas foram transformados em track days nos autódromos e essas motos, misto de naked com esportiva, ganharam espaço.

Testei a Honda CB 650R que leva junto o pomposo nome Neo Sports Café com todo esse espírito do segmento e muita tecnologia. Ela tem motor de 649 cm³ de cilindrada, 4 cilindros, 16 válvulas, 6 marchas, movido a gasolina, que desenvolve 88,4 cavalos a 11.500 RPM com 6,13 Kgfm de torque a 8.000 RPM.

Andando se percebe bem a disposição desse motor. Ao acelerar ela vai pedindo as marchas e é bom soltá-las para economizar o combustível. Você pode passear em 6ª marcha, perto dos 60 km/h próximo dos 2.000 RPM e se acelerar ela não demora para encher o motor mas se quiser aloprar é só descer umas 3 marchas mas no dia a dia essa tocada radical não acontece.

Na cidade a suspensão dianteira invertida da Showa e a traseira mono amortecida com 7 níveis de regulagens sentem as imperfeições e na estrada onde o piso costuma ser melhor dá mais prazer acelerar essa capeta.

Se tiver chance vá participar de um track day num autódromo para aproveitar tudo que ela tem inclusive o HSTC, Honda Selectable Torque Control, para conseguir mais precisão na tração e aproveitar toda a potência.

Se for passear vai conseguir pouco mais de 20 km/l de gasolina mas se abusar essa média vai embora. A ciclística é muito boa, a posição de dirigir também e a embreagem deslizante é macia dando mais conforto na pilotagem.

Na dianteira pneus 120/70-17 e na traseira 180/55-17 em rodas com belo design. Sugiro amolecer a traseira para andar na cidade e ter mais conforto. Na hora de parar ela mostra segurança com o ABS nos freios a disco na dianteira e na traseira. Numa freada brusca o pisca alerta é acionado automaticamente.

De noite ótima visibilidade no painel digital com bastante informação e faróis, piscas e lanternas em LED. Com peso de 191 Kg a CB 650R substitui a CB 650F e andando nas ruas ainda fui abordado por gente que lembrou da 600 Hornet que era mais leve e mais potente.

Para atender as leis anti poluição, apesar da Honda inovar sempre e colocar mais tecnologia em seus motores e nos escapes, fica difícil manter a potência de suas antecessoras. 

A Honda CB 650R além de toda a tecnologia, segurança e desempenho tem um design limpo, sem exageros, bonito, moderno que agrada a primeira vista.

Seu preço é R$40.990 com 3 anos de garantia e Honda Assistance com serviços grátis por todo tempo da garantia sem limite de quilometragem.

Nesse quesito a Honda dá um banho.

JEEP PREPARA FESTA DOS 80 ANOS

O próximo ano será de muitas comemorações para a marca Jeep que completará 80 anos. Além das festas está programado o lançamento de um novo SUV para o segundo semestre de 2021. Essa novidade será o terceiro produto a ser produzido na fábrica de Goiana em Pernambuco.

O novo Jeep foi idealizado e produzido no Brasil para o mercado latino, terá 7 lugares e motorização turbo flex ou turbo diesel.

HYUNDAI NO MERCADO LIVRE

A Hyundai Motor Brasil dá um importante passo em sua estratégia de inovação digital ao firmar parceria com o Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce do Brasil e da América Latina.

A fabricante sul-coreana se torna a primeira montadora do Brasil a oferecer a possibilidade de cotação e reserva online em 100% de suas concessionárias, abrangendo a comercialização dos modelos zero quilômetro HB20 e Creta em todas as suas versões.

Os outros modelos da Hyundai são comercializados pelo grupo CAOA.

SELANTE PARA PNEUS

A Block Selantes, líder na vendas de produtos para vedar automaticamente pneus furados nas motocicletas, amplia sua linha para atender também as bicicletas, carros, caminhões e equipamentos agrícolas. 

O produto é colocado dentro do pneu e atua imediatamente após o pneu ser atingido, já que o próprio peso do veículo, a rotação e a pressão interna atuam no trabalho de vedação. Na maioria das vezes, o motorista nem percebe o furo.

Se for achado o objeto perfurante, basta retirá-lo e voltar imediatamente a rodar, continuando o trajeto normalmente. A vedação é garantida na banda de rodagem, a maior área do pneu, onde mais de 98% dos furos acontecem, segundo a média mundial, com diâmetros de 2,2mm.

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