GUAPIMIRIM: CACHOEIRAS COM ACESSO CONTROLADO

As equipes das barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura de Guapimirim estenderam suas atuações a cada entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Guapimirim e nas entradas públicas das cachoeiras da cidade.  Matheus Lopes do Nascimento, subsecretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil de Guapimirim, explicou que tem um funcionário da Defesa Civil e outro da Guarda Municipal, para controlar o número de pessoas nos acessos que vão dar em trilhas, rios e cachoeiras. “É permitida a visitação aos pontos e locais de interesse turístico, desde que limitado o acesso ao público a cinquenta por cento da sua capacidade lotação, no horário das 8 h às 20 h”.

Ônibus, vans e qualquer veículo de turismo estão proibidos de entrar na cidade. As equipes das barreiras sanitárias estão exercendo abordagem orientativa aos carros particulares dos que não moram em Guapimirim. Eles deverão apresentar o voucher de reserva de pousadas e hotéis, que de acordo com o último Decreto da Prefeitura, estão em funcionamento. São locais que obedecem as regras estabelecidas no programa “TURISMO CONSCIENTE GUAPIMIRIM”, tudo para que seja controlado o acesso a cerca de 10 cachoeiras, além de rios e trilhas localizadas no município.

Também estão liberados os carros particulares que conduzem pessoas em caso de emergência, serviços de entregas, agentes de saúde, segurança, servidores da assistência social e direitos humanos e das concessionárias e permissionárias de serviço públicos e terceirizadas de serviços essenciais, que estejam em horário de trabalho.

Vânia Fernandes, de 32 anos, por exemplo, acha fundamental o apoio e conscientização dos moradores diante do Coronavirus. “Eu curto trilhas, cachoeiras e todo esporte em contato com a natureza. Temos em Guapimirim muitos poços e rios que valem a pena chegar até eles pela sua beleza. Com um turismo consciente acredito que dê pra preservar estes lugares e, atualmente, – com esta Pandemia-, não descuidar de nossa saúde, obedecendo às medidas de restrição da Prefeitura.”

Geruza Aquino, 34 anos, conta que desde menina frequenta as cachoeiras e rios da cidade. “Sinto-me privilegiada em morar aqui em Guapimirim e poder usufruir de toda esta natureza. Vou às cachoeiras, rios e trilhas como um momento de reflexão e terapia. Visitar estas quedas d água é pra mim uma renovação de energias. Atualmente em que o mundo vive com esta Pandemia é fundamental o controle do número de pessoas nestes locais. Moradores e turistas devem se conscientizar da importância da preservação da natureza e os cuidados maiores que, atualmente, devemos ter com a nossa saúde e a das outras pessoas.”

Marcos Felipe da Silva é motorista de Uber, tem 29 anos e mora em Itaboraí. Ele conta que costuma ir às praias e cachoeiras com a família. “Desta vez decidimos vir até Guapimirim, no Poço dos Padres. Logo que chegamos percebemos a diferença daqui para outras cidades. Fomos avisados pelos seguranças sobre as restrições da Prefeitura para proteger a população por causa da Covid 19. Me senti mais seguro com a limitação do acesso às cachoeiras, trilhas e poços. Percebemos que as pessoas estão aceitando as recomendações com muita tranquilidade.”

Marcos Andrade, 27 anos, é comerciante em Guapimirim. “Nasci nesta cidade e gosto de curtir suas cachoeiras. Nesse momento de Pandemia, estes locais estão com visitação controlada pela Defesa Civil do município. As pessoas estão respeitando e com isto evitando aglomerações”, comentou.

 

CAPACITAÇÃO PARA O TURISMO FLUMINENSE.

 

Apesar dos cuidados e restrições nestes tempos do novo Coronavirus, a equipe da Secretaria de Turismo do município se acha motivada e se prepara para dinamizar a cidade no período pós Covid 19. “No final do ano passado participamos de um Seminário de Turismo, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Secretaria de Turismo estadual que premiou representantes de 39 municípios fluminenses com vocação turística. Recebemos o Selo de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense”, contou orgulhoso Fábio Alcântara de Azevedo, coordenador de Departamento da Secretaria Municipal de Turismo de Guapimirim.

O curso foi criado para buscar ações de cooperação técnica, de qualificação profissional e de integração regional para o desenvolvimento sustentável do turismo. O Seminário formou 132 alunos e gerou 39 planos de gestão para diferentes cidades do estado. Fábio explicou que ele e o subsecretário Municipal de Turismo de Guapimirim, Maurício Almeida participaram do seminário. ”Vamos preparar um Plano Municipal de Turismo que estará alinhado com a Secretaria de Turismo Estadual. O objetivo é o de atrair turistas do Brasil e exterior para nossa cidade”.Para saber mais sobre Guapimirim basta acessar: https://www.descubraguapi.com.br

 

error: Conteúdo protegido !!