A Chevrolet está ampliando o pacote de equipamentos de segurança e comodidade do Spin. O modelo se destaca por ser a opção de veículo de sete lugares mais acessível do mercado nacional. A principal novidade do Spin para a linha 2021 é a adoção do controle eletrônico de estabilidade e tração como item de série em todas as configurações.
A tecnologia reduz sensivelmente o risco de perda de controle do veículo em condições extremas ao limitar a velocidade quando ela se torna incompatível com a trajetória ou a aderência do piso.
A minivan da Chevrolet ganha também assistente de partida em aclive, muito útil em saídas de semáforos e manobras em planos inclinados. O alerta de não afivelamento do cinto do passageiro chega para complementar o aviso referente ao do lado do condutor, já existente. Também extensiva a toda a gama estão o novo grafismo do painel de instrumentos e a inédita opção de cor Azul Eclipse para a carroceria.
Já o controlador de limite de velocidade é outra novidade e está disponível desde as configurações intermediárias. Teclas no volante permitem ao motorista determinar a velocidade máxima que o carro poderia alcançar em acelerações para evitar multas de trânsito, por exemplo.
A versão aventureira do Spin, avaliada pelo site, é a que traz a maior quantidade de novidades externas. A primeira delas é a adoção da gravata Chevrolet com fundo preto, exclusiva de configurações especiais da marca.
A cor preta passa a dar o tom também para os acabamentos da grade frontal, das molduras centrais inferiores do para-choque dianteiro e traseiro além dos estribos laterais e do rack de teto em formato de “U”.
Peças escuras com pintura fosca e outras com cobertura brilhante criam uma combinação com os demais detalhes visuais do veículo e ajudam a destacar o local, incluindo as rodas aro 16 com superfície usinada, os faróis com máscara negra e guias de LED.
O Spin Activ está disponível nas configurações de cinco e sete lugares (caso da “nossa” versão avaliada). Ambas pensadas para quem precisa de um automóvel funcional com amplo espaço para passageiros e carga. O porta-malas pode chegar a 756 litros com a segunda fileira de bancos toda avançada – quase o dobro da capacidade de SUVs da concorrência. O interior é espaçoso e cabem 7 pessoas tranquilamente, sem aperto.
A Spin conta com acabamentos melhorados na cabine, deixando o interior mais aconchegante. A conectividade fica por conta do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay além do sistema de telemática avançada OnStar com seus serviços exclusivos de segurança e proteção patrimonial. Todos os comandos são fáceis e intuitivos de usar.
A versão Activ assim como a de luxo Premier vêm equipadas de série com ar-condicionado, direção elétrica, transmissão automática, câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, entre outros. A linha 2021 do Spin chega às concessionárias em quatro versões de acabamento: LS, LT, Premier e Activ. A gama atual parte de R$ 69.990 e chega aos seis dígitos com o topo de linha Activ7 automático, vendido por R$ 101.750.
Não foi dessa vez que o Spin ganhou motor turbo ou mesmo outros mimos que o restante da gama Chevrolet já oferece. Em relação a parte mecânica, a principal alteração fica por conta da nova geração da transmissão automática de seis marchas, de funcionamento mais suave e eficiente, em linha com os recentes lançamentos da Chevrolet, como os novos Onix e Tracker. No caso do Spin, a transmissão AT6 foi especialmente recalibrada para trabalhar em harmonia com o motor 1.8 SPE/4 ECO Flex de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque.
O modelo se comportou bem em uma viagem de bate e volta até São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ), o único senão fica por conta do freio, que não mostra tanta eficiência, tive que apertar bem fundo o pedal para frear com segurança, mas com o tempo você se acostuma e passa a ficar mais esperto quando precisa frear com antecedência. (Por Marcus Lauria – Texto e fotos – Fonte: www.carpointnews.com.br)
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.8
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 111 106
Torque (kgf.m) 17,7 16,8
Velocidade Máxima (km/h) 168
Tempo 0-100 (s) 12 N/D
Consumo cidade (km/l) 7 10,3
Consumo estrada (km/l) 8,3 12
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.689
Largura (mm) 1.764
Comprimento (mm) 4.415
Peso (Kg) 1.293
Tanque (L) 53
Entre-eixos (mm) 2.620
Porta-Malas (L) 162
Ocupantes 7
*Dados do fabricante