A REESTRUTURAÇÃO DA FORD
Esse foi o assunto da semana em todas as mídias, o anúncio da Ford dizendo que vai fechar suas fábricas no Brasil . A que produz o campeão Troller vai esticar a produção até quase o final do ano e essa eu arrisco dizer que será comprada por alguém.
É uma operação pequena que deve dar lucro na mão de empresa enxuta. Aliás, a Troller era uma empresa pequena que a Ford comprou, melhorou o produto com sua tecnologia e mais recentemente disponibilizou até o câmbio automático para seu modelo T4 que ficou bem atual e desejado pelos amantes da estrada.
Para as fábricas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA) fica a torcida para que alguém compre, talvez alguém da indústria chinesa que está com muita grana , e mantenha uma operação mas lembro que recentemente a Ford fechou sua fábrica de caminhões e ninguém se interessou pel o espaço . Acho que o problema se agrava em Camaçari onde foi montado um polo industrial em torno na Ford que perdeu os incentivos fiscais em dezembro que mantinham a suas limitações financeiras . Vários sistemistas foram para a região para fornecer para um Ford.
É bem verdade que depois o grupo FCA (Fiat Chrysler) construiu sua fábrica no estado de Pernambuco e alguns fornecedores da Bahia podem estar causando para lá mas a situação na região vai ficar muito ruim porque o entorno crescer com uma demanda que vai acabar.
A Ford no ano de 2020, um ano ru i m para a indústria, vendeu 139,139 unidades, uma queda de 36% em relação a 2019 quando atingiu a marca de 218.432 unidades. Agora imagina a situação dos fornecedores de pneus, rodas, vidros, bancos, sistemas elétricos, faróis, lanternas, etc. O impacto vai ser muito grande.
A Ford foi a 5ª montadora do Brasil em 2020. Em Camaçari a cidade cresceu muito depois da Ford, novos hotéis, restaurantes, ampliação do comércio em geral e todos vão perder muito e certamente muitos vão fechar as portas. A Ford afirma que vai manter em Camaçari seu centro de desenvolvimento, que tem um tempo de engenheiro de altíssimo gabarito, e podem trabalhar até criar produtos q ue serão fabricados em outros países. O campo de provas da empresa em Tatuí (SP) também será mantido.
A Ford, lá nos Estados Unidos, já tem um tempo que definiu que só iria produzir picapes, SUVs e o icônico Mustang. O Brasil deu azar de não produzir aqui essa linha. A picape Ranger é residente na Argentina e o comercial Transit no Uruguai. Não é nada contra o Brasil, especificamente e eu lembro que o Focus, nas suas versões sedã e hatch, foi produzido na Argentina e a produção parou em maio de 2019.
Você pode até falar que eles vão continuar com os SUVs pelo mundo e o Ecosport é um SUV mas é compacto, tem pouco mercado lá fora e aqui está tomando uma surra do Volks T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Nissan Kicks . Mas a Ford vai continuar no Brasil, não vai embora não! Está fazendo essa região e vai continuar ve n dendo a picape Ranger, o comercial Transit, o SUV premium Territory que vem da China e foi muito premiado no Brasil, o esportivo Mustang, deve lançar outro ícone da marca, o Bronco (FOTO), que foi produzido nos Estados Unidos de 1966 a 1996 e agora volta com força total na sua 6ª geração, e ainda tem os carros elétricos que já já está por aqui em grande número .
Para os clientes da Ford que possuem os carros que sa í ram de linha ficam as dúvidas sobre o atendimento, as peças, etc. Outra dúvida é o que vai acontecer com as aproximadas 350 concessionárias da marca. Esse número vai diminuir? Algumas vão f echar? Mudar de band eira? Isso só o tempo irá mostrar.
A própria empresa em seu site, afirma: “A Ford continua comprometida com os clientes no Brasil e na América do Sul com um modelo de negócios ágil e sustentável baseado em uma linha de veículos icônicos, conectividade e eletrificação. A Ford está ativamente presente no Brasil atendendo seus clientes com um portfólio de SUVs, picapes e veículos comerciais modernos e conectados ”.
A Ford na verdade vai começar uma nova era focada não em números expressivos de venda mas num lucro que não vem obtendo faz tempo.