Conheça a trajetória de Mike e Guto que saíram da baixada fluminense para turnê em Portugal

 

  Quando ouvimos uma música no rádio, ou vemos o artista na televisão, há sempre a sensação que este é inacessível, que veio de outro planeta e já nasceu famoso. Mas a baixada fluminense tem uma sensação diferente quando observam o sucesso de Mike e Guto, a OUTROEU. Naturais de Nova Iguaçu, os artistas já tinham um público fiel quando cantavam nos bares, chegaram até a serem reconhecidos em Londres por aqueles que acompanhavam seus shows. Hoje, o duo é um dos grandes representantes do POP Leve, com expressão nacional e internacional.

Com quase 300 milhões de streams e views nos aplicativos de música, a OUTROEU é um fenômeno por onde passa, esgotando ingressos e carregando uma infinidade de fãs, mas nem sempre foi assim. Como todo começo de carreira, Guto e Mike se encontraram em alguns altos e baixos, mas sempre tiveram o apoio da noite e dos barzinhos onde apresentaram suas primeiras composições.

“Nova Iguaçu é uma cidade cheia de talentos, e isso sempre foi um motivacional pra gente. Sempre nos reunimos na casa de amigos para fazer som, ensaiar, trocar sobre bandas e novidades da música, do rock e tudo mais. Particularmente, eu comecei a tocar em barzinhos no final de 2011 para 2012, mas só em 2013 que engatamos de um jeito tão legal que chegamos a lotar o SESC de Nova Iguaçu duas vezes”, conta Guto.

“No primeiro show do SESC foi quando Mike se apresentou com a gente (minha antiga banda chamada An passant) pela primeira vez. Ali mesmo, nesse show já cantamos a primeira música autoral que fizemos. Lembro como se fosse hoje desses shows que fizeram a gente sonhar cada vez mais alto com a música. E tudo na nossa cidade, o que é mais legal ainda!”, comemora o cantor.

Mas não foram só os brasileiros que estenderam a mão para Guto e Mike. “Mike foi visitar a namorada dele na Inglaterra e, por meio de um concurso de composições, conseguiu a liberação para se apresentar pelas ruas da cidade. Ele me ligou e falou ‘porque você não vem pra cá?’, acho que ele não imaginava que eu iria mesmo. Risos. Nós começamos tocando nas ruas e conseguimos juntar uma boa grana do que o pessoal dava para gente nas ruas. Mas o mais legal foi que um dia, tocando no metrô de Londres, vimos uma menina andando na nossa direção como se estivesse procurando algo. Era uma fã/amiga nossa que nos assistia nos barzinhos de Nova Iguaçu que reconheceu a música e foi uma supresa para todos nós que só nos encontrávamos no bar, daí encontrar no meio do metrô do nada… Experiência louca demais” relembra Guto.

Depois de conquistar Nova Iguaçu, foi a vez de conquistar todo o Brasil. Em 2016, a OUTROEU entrou de cabeça no programa Superstar, reality show musical da TV Globo, apresentando desde o início canções autorais, conquistando o público e os jurados. “A gente trocou ideia com a Sandy nos bastidores do programa. Falamos que tínhamos uma música que queríamos mostrar. A gente nem sabia se podia ou não falar com ela, mas ela foi super solícita e pediu que levássemos um pen drive. E eu acabei esquecendo o pen drive no dia [risos]. Era o último programa, mas uma amiga nossa deu um jeito de entregar na Globo. Acabou que ela devolveu a música com a voz gravada depois. A gente não imaginava isso”, conta Mike.

A participação da OUTROEU na televisão não ficou só no reality show. Desde 2017, Guto e Mike vem emplacando canções nas mais diversas novelas. A primeira foi “O que dizer de você” na novela “Tempo de Amar” seguida por “Coisa de Casa”, em Malhação, “Ai de Mim” em “O Outro Lado do Paraíso” e “Não Olha assim pra Mim” em “Amor sem Igual”.

Falando em parcerias musicais, além de Sandy, o duo pode dividir trabalhos com Anavitória e Melim. “Oceana”, parceria com o trio de irmãos, é single de ouro com mais de 10 milhões de streams no Spotify e quase 3,5 milhões de views no Youtube, além de estar entre as mais tocadas do gênero nas rádios de todo o país. Mas este sucesso não ficou só no âmbito nacional, a canção também está entre as mais tocadas nas rádios de Portugal, junto a outras canções do álbum “O Outro é Você”, mais recente lançado pela OUTROEU, e, por isso, Mike e Guto já estão com as malas prontas para sua primeira turnê internacional. Os artistas embarcam para Portugal para pelo menos três shows entre os dias 13 e 15 de agosto.

“A gente sempre teve esse sonho de tocar em Portugal e temos um maior ainda que é o rock in rio Lisboa (risos). Quando lançamos Oceana e ela começou a tocar nas rádios não imaginávamos que iria acabar parando nas rádios de Portugal de um jeito tão massa que fizesse eles virem atrás de nós pra tocarmos lá. Estamos mega animados e na torcida pra dar tudo certo. O país já está bem avançado com a vacina por lá, mas a pandemia ainda não acabou. Então, estamos no aguardo. Mas só de ter rolado esse convite ficamos felizes da vida e mega ansiosos de poder realizar mais um sonho que é tocar fora do Brasil e levar nossa música para outro país. Se rolar, tenho certeza que será inesquecível! O repertório já até está pronto”, torce Guto.

“Fazer essa parceria com os Melim parece até coisa de filme. Daqueles musicais legais que os amigos que têm uma banda no final estão felizes comemorando que fizeram uma apresentação muito massa hahaha. É assim que eu vejo a nossa parceria em OCEANA, parece final feliz de filme, por tanta coisa que a gente viu os meninos fazerem para esse encontro acontecer. E nós também. Então, é muito incrível isso pra nós nesse ponto da vida. E um super começo ainda!  Cada um na sua jornada com seus próprios aprendizados se encontrando em vários momentos da vida. Eu lembro de ver os meninos tocarem num bar na Olegário Maciel na barra, indo de mesa em mesa, brincando com o público de um jeito legal demais! Fiquei atento porque eu tocava em bar também e eles abriam a voz muito bem. O som deles, que já era bom, só foi melhorando ao longo dos anos. Depois nos encontramos no Superstar que foi uma aventura que desembocou em muitas outras nesse mercado da música. Tanto pros Melim quanto pra nós. A gente fica muito lisonjeado e agradecido demais por termos amigos tão talentosos, por essa música juntos e pelo público que sempre abraça nossas aventuras”, completa Mike.

A história é longa, com idas e vindas, altos e baixos, mas ter para onde voltar sempre fez com que Mike e Guto sonhassem sem medo.

“Atualmente, moramos ambos no recreio, para facilitar um pouco mais nosso trabalho com a música, mas sempre que possível voltamos a nossa cidade, por conta da família, amigos e carinho enorme que temos por ela”, completa Guto.

Sobre a OUTROEU

Formado por Mike Tulio e Guto Oliveira, coincidências não faltam nas biografias dos parceiros: ambos são de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, e nasceram sob o signo de Áries – Guto em 1989 e Mike, um ano depois. Através do que retratam em suas canções, eles representam o “outro eu” de tantos admiradores conquistados ao longo dos últimos anos.

De destaque no programa Superstar a parcerias com Sandy e Anavitória, além de músicas emplacadas nas trilhas sonoras de novela, OUTROEU se firmou como um dos novos nomes do pop nacional e, hoje, conta com mais de 200 milhões de streams e views nos aplicativos de música. A dupla continua, em 2020, lançando novos projetos e deixando a sua marca no mercado com o compromisso de quebrar paradigmas, buscar sempre formatos inovadores e, principalmente, trazer para o público grandes e inesquecíveis canções.

“O Outro é Você”, seu último álbum lançado em 2020, traz 12 faixas: “Oceana”, em parceria com Melim e single de ouro, “Se Perder”, composta pelo duo junto a Ana Gabriela que também participa do clipe, “Pra Vida Inteira”, “O Mantra” e mais 8 canções inéditas. Em 2021, a OUTROEU já prepara novos projetos e iniciou os lançamentos com a divertida “Preciso Dizer” já disponível em todos aplicativos de música.

error: Conteúdo protegido !!