Ambientalista iguaçuano cria abaixo-assinado para pressionar Ministro do Meio Ambiente

 O ambientalista iguaçuano, Ricardo Portugal, criou um abaixo-assinado, conforme justifica a seguir,  com o objetivo de pressionar Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para sensibilizá-lo pela necessidade urgente da reabertura da sede da Reserva Biológica do Tinguá, uma importante biodiversidade da região da Baixada Fluminense, onde vem demonstrando, também, um significativo crescimento da atividade turística rural .

“Instituto Chico Mendes fecha sede da Reserva Biológica do Tinguá, no estado do RJ
Recentemente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente responsável pela gestão de parques e reservas do país, inexplicavelmente fechou a sede administrativa da Reserva Biológica do Tinguá, que funcionava naquela região. A gestão foi transferida para Teresópolis, distante quase 100 Km!. Lá, foi criado pelo governo federal oNGI (Núcleo de Gestão Integrada), centralizando a gestão de 5 Unidades de Conservação num único local (dentre elas, a Rebio-Tinguá).
Com isso, a citada Unidade de Conservação federal não mais dispõe de fiscais presentes de forma fixa, constante e diuturna na região, ocasionando a ocorrência crescente de crimes e agressões ambientais sistemáticas, como a invasão de seu território com a construção ilegal de propriedades privadas, o aumento do número de caçadores e de ladrões de palmito em seus entornos, a prática ilegal e clandestina de garimpo (atividade mineradora) na zona de amortecimento da Rebio-Tinguá, além da invasão daquela Unidade de Conservação por grupos evangélicos para a prática de cultos religiosos no interior da mata, onde promovem a supressão da vegetação primária (abrem clareiras na floresta) e deixando lixo espalhado quando vão embora.
Por tudo isso, através dessa petição, exigimos a reabertura imediata e urgente da sede administrativa da Reserva Biológica do Tinguá, além do reaparelhamento e readequação de sua infraestrutura de fiscalização, com mais funcionários e pessoal qualificado para o trabalho de fiscalização florestal (analistas ambientais), viaturas e aparelhos de radiocomunicação, incluindo também o retorno de um chefe responsável pela direção da citada Unidade de Conservação.
Rebio-Tinguá nasceu da vontade da população em 23/5/89, pela luta dos movimentos sociais organizados da Baixada Fluminense. Pela riqueza de sua biodiversidade de flora e fauna e por seus mananciais hídricos (12 represas de captação de água em seu interior), foi classificada pelas Nações Unidas como Patrimônio Natural da Humanidade/Reserva da Biosfera. Hoje, encontra-se largada e abandonada à própria sorte, resultado do descaso e incompetência do governo federal atual, que trata o Meio Ambiente da pior maneira possível, sendo incapaz de formular uma política pública de defesa e preservação de seus recursos naturais”.

PELA REABERTURA IMEDIATA E URGENTE DA SEDE DO INSTITUTO CHICO MENDES NA REGIÃO DA RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ!

Ajude a Reserva Biológica do Tinguá, colocando sua assinatura nesta petição! Saudações ecológicas!

http://chng.it/Bm8YKYgLvc

Ricardo Portugal

error: Conteúdo protegido !!