Mais de 500 pessoas se unem para doar sangue e tentar salvar policial militar baleado na Pavuna

Em pouco mais de 48 horas, uma rede de solidariedade que atingiu mais de 500 pessoas chamou a atenção de funcionários do Hemorio, no Centro do Rio. “Esse cara é artista?”, chegaram a perguntar enfermeiras do banco de sangue. O motivo da mobilização, contudo, não era uma celebridade, mas sim o soldado Ivanildo Silva de Oliveira, de 39 anos.

O policial militar foi baleado na perna enquanto estava de serviço na tarde do último domingo, na divisa entre a Pavuna, na Zona Norte do Rio, e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Atingido em uma artéria, o PM foi socorrido para um hospital público, mas acabou perdendo muito sangue. Na mesma noite, parentes e amigos começaram a divulgar pedidos de doação para Ivanildo. Só no dia seguinte, mais de três centenas de conhecidos procuraram o Hemorio em nome do soldado.

— A gente direcionou para as redes sociais, WhatsApp, Instagram… Fomos divulgando. Até van do bairro onde a gente mora, em São João de Meriti, organizaram para poder participar. Foi tudo muito emocionante — conta a empresária Viviane Silva de Oliveira, de 31 anos, irmã do PM.

Ainda no domingo, Ivanildo recebeu três bolsas de sangue. No dia seguinte, foram mais dez unidades de “concentrado de hemácias”. As doações, claro, continuam ajudando na luta do policial, que permanece com um quadro delicado, segundo a família. Mas o número tão grande de colaborações, em um período de queda nos estoques em meio à pandemia, também vai atender incontáveis outros pacientes.

— Graças a Deus, além de ter ajudado bastante a ele, vai poder ajudar muitas outras pessoas — agradece Viviane.

Lotado no 21º BPM (São João de Meriti), Ivanildo estava atuando pelo programa Operação Segurança Presente quando foi baleado. Na ocasião, uma equipe do próprio 21º BPM foi atacada a tiros por bandidos enquanto fazia um patrulhamento de rotina. A viatura do soldado seguiu para o local para dar apoio aos colegas de farda, mas os criminosos empreenderam uma fuga de moto, dando início a um novo tiroteio. O sargento que estava no veículo com Ivanildo também foi atingido no confronto.  

Horas depois, após buscas na região, agentes do batalhão da área localizaram um suspeito ferido, que havia sido atendido no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti. Com ele, que acabou preso, foi apreendida uma pistola. A ocorrência foi registrada na 27ª DP (Vicente de Carvalho).

error: Conteúdo protegido !!