Avaliação do Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design 2021

Quando soube que iria avaliar um Volvo XC40 híbrido fiquei logo empolgado, afinal, é o primeiro modelo da marca sueca que iria testar oficialmente cedido pela marca, os outros que testamos foram através de parceria com uma concessionária aqui do Rio, a AB Gotland, na Barra da Tijuca, (um XC60 e um XC40, logo que foram lançados) que por consciência foi a mesma que fomos buscar o XC40 para o teste. O SUV é todo cheio de detalhes e vou tentar mostrar tudo nesse texto. Então vamos ao que interessa e mostrar tudo (ou quase tudo) do XC40 Plug-In Hybrid.

CONFIRA O VÍDEO FEITO EM PARCERIA COM O CANAL FASTCAR VIEW: https://youtu.be/fIXqFdKarW4 

Posicionada no catálogo da marca como o topo de linha do SUV, a versão avaliada torna-se a opção mais acessível dentro da linha Volvo para quem deseja um modelo com este tipo de propulsão. O Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design estreou com um novo motor híbrido T5 em junho do ano passado. Inédito no País, o power train integra o moderno câmbio automático de sete velocidades de dupla embreagem garante uma harmonia perfeita para quem gosta de dirigir, unindo performance e conforto ao mesmo tempo, o SUV custa a partir de R$ 259.950.

As linhas externas remetem aos modelos da marca, com a dianteira com uma grade que ocupa praticamente toda a frente que se juntam aos belos faróis afilados em LED. A traseira recebe como destaque as enormes lanternas em LED na posição vertical que ocupam praticamente toda a coluna do porta-malas, item marcante nos modelos da marca. Visto de lado as linhas simples se opõe as belas e grandes rodas de aro 20 polidas com fundo em preto.

Por dentro o SUV chama a atenção pelos detalhes e acabamento de primeira utilizados em todo o habitáculo. O layout limpo destaca os belos detalhes que estão por todos os cantos e os materiais cuidadosamente elaborados. O teto solar panorâmico e elétrico traz ainda mais amplitude para o interior do veículo deixando o ambiente mais agradável. Com 4,42 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,70 m de entre-eixos, o espaço na cabine do SUV é suficiente para cinco passageiros, bem como o porta-malas de 460 litros está adequado ao uso familiar. Suas dimensões também ajudam na hora de estacionar em vagas mais apertadas.

O XC40 T5 Plug-In Hybrid chega bem equipado, vem com duas telas TFT com todas as informações e comandos de fácil acesso ao motorista. O painel de 12,3” é personalizável de acordo com as preferências de cada motorista. Está integrado com a central multimídia de 9” touchscreen com Apple Car Play e Android Auto e que reúne todas as principais informações do veículo, controles dos modos de condução, além de permitir configurações personalizadas para o veículo, como posicionamento dos espelhos, luzes internas, cores do painel, fechamento das portas, entre outros.

Para quem gosta de som automotivo, o do XC40 Plug-In Hybrid dispensa comentários, o SUV traz a tecnologia Air Woofer, que oferece graves marcantes. Para uma experiência ainda mais imersiva, o sistema de áudio Harman Kardon Premium Sound tem 600W de potência, é produzido em colaboração com uma das principais marcas de áudio do mundo, e vem com 13 alto-falantes que produzem um som equilibrado e potente.

O modelo ainda é equipado com carregamento de smartphone por indução. Em posição estratégica, basta deixar o celular sobre a superfície para ser carregado sem a necessidade de cabos, um recurso bem útil e que vem sendo muito utilizado nos carros mais atuais.

Segurança é praticamente o sobrenome dos modelos da Volvo, e com esse XC40 não seria diferente, ele vem com um conjunto de radar e câmera integra sistemas como o Pilot Assist que, em junto com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), mantém a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro na faixa (até 130 km/h); City Safety (sistema de frenagem automática), LKA, sistema de alerta de mudança de faixa com assistente de direção; HSA; assistente de partida em aclives; HDC, assistente de descidas, além dos alertas de colisão dianteiro e traseiro.

Prático e ousado, o XC40 traz muitos recursos uteis para o dia a dia como a abertura e fechamento elétrico do porta-malas com Hands-Free facilita para guardar compras e demais objetos. Por dentro, ar-condicionado Dual Zone, que deixa a temperatura independente em cada lado do veículo, além dos bancos elétricos esportivos e revestidos em couro e nobuck, transmitindo requinte para os ocupantes. O Chassi Sport reforça os aspectos exclusivos da versão R-Design, que ainda traz sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert.

O conjunto óptico garante iluminação eficiente durante a noite, mas foi projetado para garantir segurança tanto para quem está no veículo, como para os outros motoristas. O sistema vem com faróis full LED com tecnologia Active Bending Lights (ABL) e Active High Beam (AHB), que regulam automaticamente o faixo para não ofuscar motoristas em sentido contrário. O veículo ainda tem faróis de neblina em LED. O modelo é equipado com espelhos retrovisores elétricos e rebatíveis com sistema antiofuscante, sistema de abertura Keyless e câmera traseira de estacionamento.

O modelo traz o inédito conjunto T5 Twin Engine FWD com dois motores, um elétrico, com 82Hp e outro turbo, a gasolina, 1.5L e 180Hp. Combinados, produzem 262hp de potência e 425N.m de torque. Seu desempenho é similar a um carro esportivo e faz de 0 a 100km/h em apenas 7,3s. As baterias de íons Lítio com 10.7 kWh fazem com que o modelo rode cerca de 47 quilômetros no modo Pure, ideal para os deslocamentos do dia a dia. Vem ainda com a tecnologia Drive-E com baixo consumo de combustível e emissões de CO2. O modelo também é equipado com as teclas Hold, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e a tecla Charge, que recarrega a bateria com o uso do motor à combustão.

Dirigindo no dia a dia ele nem parece um SUV, bem dinâmico o XC40 híbrido plug-in denota um comportamento até “esportivo”, semelhante ao das demais versões não eletrificadas. Nas curvas mesmo que contornando com uma velocidade acima do normal a carroceria se mantem bastante equilibrada, revelando segurança e praticidade para quem está atrás do volante. Acelerações e retomadas são feitas sem esforço e o SUV se mantem estável o tempo todo. Apesar das rodas grandes ele absorve bem os buracos e não transmite para o interior os solavancos.

O sistema T5 Twin Engine pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista, veja abaixo as opções e suas funções:

Hybrid – Uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível.

Pure – Condução econômica – 100% de uso do motor elétrico, baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano.

Power – Condução esportiva – Potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em performance.

Off-Road – Para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h.

Individual – O motorista escolhe as suas preferências de condução.

A bordo do XC40 T5 você terá não só uma performance convincente como economia, as médias segundo a montadora são de 24,6 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada com os dois motores operando. De acordo com a Volvo na época da apresentação do XC40 T5, a autonomia do modelo pode alcançar cerca de 800 km, superando muitos modelos a diesel. No entanto nossa média foi bem abaixo disso, fiz cerca de 12 km/l na cidade andando sempre com o ar condicionado ligado, não tive a oportunidade de pegar uma estrada, mas acredito que essa média melhoraria bastante com o circuito misto cidade/estrada.

Com recursos abundantes o XC40 oferece o City Safety, que identifica outros veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes à frente, mesmo à noite, e avisa se uma colisão for iminente. Se o motorista não reagir em tempo, o sistema aciona os freios automaticamente para ajudar a evitar ou mitigar uma colisão. Muito conhecido entre os entusiastas da marca, o Volvo on Call é um sistema de comunicação oferecido pela própria marca e que traz diversos recursos de comodidade e segurança. A plataforma possibilita o acesso através do smartphone para partida remota, controle de temperatura, localizador do veículo, verificação de consumo de combustível, quilometragem e até mesmo diário de viagens, com o registro dos 100 últimos roteiros.

O sistema também informa a central de atendimento quando um airbag ou pré-tensionadores do cinto de segurança forem ativados durante uma colisão, a central de atendimento é avisada instantaneamente e a assistência necessária será enviada até o local onde está o veículo, além de prestar o apoio necessário até que a ajuda/assistência chegue. (Por Marcus Lauria (texto e foto) / Fonte: www.carpointnews.com.br)

*FICHA TÉCNICA:

Motores         Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha + motor elétrico

Cilindrada     1.477 cm³

Potência combinada          262 cv (G) a 5.800 rpm

Torque combinado 43,3 kgfm (G) de 1.500 a 3.000 rpm

Câmbio          Automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, tração dianteira

Suspensão (dianteira / traseira)   Indep. McPherson/Indep. Multibraço

Pneus e rodas         Pirelli PZero 245/45/R20

Freios (dianteira / traseira)            Disco ventilado/disco

Peso (kg)       1.871

Comprimento (mm)             4.425

Largura (mm)           1.863

Altura (mm)   1.652

Entre-eixos (mm)     2.702

Porta-malas (litros) 460

Tanque de combustível (litros)     48

Consumo (gasolina, em km/l)*

Cidade           24,5

Rodovia         22,3

Média PECO            23,5

Autonomia (km)       1.128

*Dados do fabricante

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