Poesia em destaque na Tarde de Autógrafos do Top Shopping

Morador de Nova Iguaçu, o escritor Edilson Barros, é o destaque da “Tarde de Autógrafos” do projeto “Livros para Voar”, nesta sexta-feira (25), às 14h, na sala de leitura, 3º piso do TopShopping.  “Comecei a escrever desde adolescente. Sempre procurando ler e aumentar meus conhecimentos para cada vez melhorar a arte de escrever, seja na poesia ou na crônica”, afirmou Edilson, que vai autografar o livro “Poesias de Aprendiz”. O projeto “Livros para Voar” é uma ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, a Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu.

Mestre em Engenharia, Edilson Barros, destaca a ação “Livros para Voar” que valoriza escritores independentes. “Temos tão poucas oportunidades de divulgar nossa arte, este projeto é um oásis em um cenário desértico. Creio que o projeto vem de encontro ao anseio não só do artista, como também do povo, pois afinal arte é cultura, não é só privilégio das elites e sim deveria ser um direito de acesso para todos, e este projeto vem preencher esta lacuna, sendo de suma importância”, afirmou o escritor.

Edilson Barros conta que uma paixão platônica o inspirou a escrever o primeiro poema. A partir desse, mergulhou nas obras de  Vinícius de Moraes, Mario Quintana, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski e Ricardo de Carvalho Duarte, o Chacal. Vinícius e Paulo Leminski, em especial, o ajudaram a entender a linguagem da poesia. “Parecia claro que, de certa forma, havia algo de verdadeiro ali, de uma verdade que eu sempre procurei na arte, e muitas vezes não encontrava, por não conseguir pular os altos muros dos hermetismos acadêmicos, algo que sempre me incomodou muito”, destacou o escritor.

Além da Tarde de Autógrafos, nesta sexta, haverá distribuição de livros e gibis doados ao projeto “Livros para Voar”. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas. A ideia é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig; Prefeitura de Nova Iguaçu; TopShopping; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata;  Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu;  Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu

error: Conteúdo protegido !!