Avaliação do Nissan LEAF 40kWh (Aut) 2020

Já está virando rotina testar carro elétrico, esse já é o quinto que faço avaliação e vem muito mais por ai pelo “andar da carruagem”. Desta vez tive a oportunidade de ficar uma semana com o Nissan LEAF e ver como é o dia a dia de um dono de carro 100% elétrico. Com ele fui ao mercado, levei e busquei minha filha na creche, fiz minhas idas e vindas durante a semana para resolver problemas pessoais e de trabalho. E através dessa experiência vou passar para vocês leitores o que achei de ter um carro elétrico na garagem de casa.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/uNvIq37bq1U

Abaixo vou descrever as características do carro e complementar com o que achei de cada ponto que vou destacar. Já adianto que a passagem do LEAF em nossa redação vai ficar na memória e na história dos nossos testes que são realizados desde 2009 quando o site ainda era blog.

A Nissan iniciou em 2019 oficialmente no Brasil – e também na Argentina, Chile e Colômbia – as vendas da segunda geração do Nissan LEAF, o veículo 100% elétrico mais comercializado do mundo. O Novo Nissan LEAF é o ícone da Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. Esta visão tem três pilares: Nissan Intelligent Drive, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration. Atualmente, o LEAF é produzido em três fábricas – Oppama, no Japão; Sunderland, na Inglaterra; e em Smyrna, Tennessee, nos EUA – e é comercializado em mais de 50 mercados.

O Nissan LEAF já soma mais de 400 mil unidades vendidas em todo o mundo desde o lançamento da primeira geração, em 2010. No Brasil, o Novo Nissan LEAF ainda chega com uma solução completa para a mobilidade elétrica do consumidor e conta com um kit com equipamentos de recarga para casa e rua. Este kit tem como principal destaque o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação incluída. Os clientes também receberão um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga (o LEAF tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).

O LEAF traz muitos recursos tecnológicos e de segurança, entre os destaques está a condução inteligente do e-Pedal. Com esse recurso o motorista pode simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações.

O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Com taxa de desaceleração de até 0,2 g, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, ajudando, assim, a diminuir o estresse e aumentando o prazer de dirigir. Esse sistema é bem útil no dia a dia, principalmente no trânsito pesado das megalópoles, onde é necessário usar mais os pedais, com essa função os pés e pernas agradecem. Embora o pedal de freio convencional ainda deva ser usado em situações de frenagens mais bruscas, o sistema permite que os motoristas acionem apenas um pedal em 90% das necessidades de direção.

O LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada (que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e a se proteger.

Os sistemas identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra, veículos em pontos cegos no retrovisor; sinais de fadiga do condutor, entre outras ações preventivas. A condução também fica mais segura com o controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel) e freia o LEAF caso necessário, checa constantemente a pressão dos pneus, além, claro, da visualização de todo o entorno do veículo com o uso das quatro câmeras que formam a Visão 360º na tela do sistema multimídia.

Além da segurança e dos itens de tecnologia, o LEAF traz um design atual e moderno, com perfil baixo e linhas dinâmicas com muita aerodinâmica que não revelam ser um carro 100% elétrico. Itens característicos da marca aparecem nos faróis em formato de bumerangue e na grade frontal V-motion. Já o tom azul claro, presente no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro, lembra que o modelo faz parte da família de veículos elétricos da Nissan.

Por dentro não é diferente, estão lá vários itens que mostram que o LEAF é um autêntico Nissan. O interior foi desenhado com foco no motorista, exibindo um painel frontal em forma de “asa planadora” (Gliding Wing), além do uso de materiais de qualidade por quase todo habitáculo. O azul que aparece nos pespontos dos bancos, painel e volante de direção segue como uma marca dos veículos elétricos da Nissan. Já a configuração do novo display colorido de 7 polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador do Nissan Intelligent Safety Shield, de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.

O LEAF conecta motoristas, veículos e pessoas por meio de sua central multimídia inteligente A-IVI, de fácil utilização, com tela sensível ao toque e colorida de 8 polegadas. O equipamento permite o uso de aplicativos muito requisitados atualmente como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Car Play e Android Auto, além de muitos outros.

Com o aplicativo Door-To-Door instalado em um telefone móvel é possível ter um GPS diferenciado e muito mais ágil. Com ele, pode-se inserir um destino no aplicativo antes de entrar no veículo. Quando estiver dentro do veículo pronto para sair, telefone e central sincronizam e traçam automaticamente a rota para agilizar o processo. Fácil e simples. Já o sistema Over The Air permite a atualização do software da central utilizando apenas uma rede de Wi-Fi, sem necessidade de ir ao concessionário para a troca do cartão SD.

Utilizando Car Play ou Android Auto, o motorista pode contar com a assistência de voz, que ajuda a responder mensagens de texto, traçar rotas no GPS utilizando os contatos do telefone, e muitas outras funções. O Novo LEAF é o único carro elétrico com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que permite carregamento bidirecional. Na prática, ela transforma o carro em uma bateria sobre rodas, pois permite que o carro seja carregado e devolva energia à rede ou a uma casa, se necessário.

Mas o que chama a atenção mesmo está dentro do carro, o e-powertrain, que oferece maior eficiência energética e maiores torque e potência em relação à geração anterior do modelo. O conjunto atualizado de baterias de íon-lítio de 40 kWh proporciona desempenho linear e estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW), 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior), resultando em acelerações ainda melhores. Esta nova bateria de íon-lítio oferece autonomia de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano, satisfazendo as necessidades de condução da maioria dos proprietários.

A potência é sentida logo na primeira pisada do acelerador, o torque também chega no mesmo momento proporcionando muita diversão ao volante. Isso além de ser divertido para quem gosta de dirigir é útil em ultrapassagens e subidas, o propulsor não mede esforços para proporcionar uma ótima experiência a bordo do LEAF. O silêncio do motor também é uma das características dos carros elétricos e desse Nissan não foi diferente, no início você acha estranho, mas logo se acostuma e isso não se torna mais um problema para quem está acostumado com motores a combustão. O motor elétrico, combinado com a tecnologia da Nissan, oferece o torque máximo em 0,1 segundo.

Ainda sobre as baterias, o design refeito adiciona capacidade de armazenamento de energia sem aumentar o tamanho. Ela ocupa exatamente as mesmas dimensões do conjunto utilizado na geração anterior, mas a estrutura individual das células de íon-lítio foi melhorada, representando aumento de 67% na densidade de energia. Outro importante aprimoramento de engenharia para a bateria está no uso de materiais de eletrodo aprimorados com química revisada, resultando em maior densidade de potência, contribuindo para maior durabilidade da bateria após a carga e a descarga.

O condutor conta com a possibilidade de decidir entre três modos de condução: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; “B”, que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e “D”, o modo de operação normal com a potência máxima do motor.

O Novo LEAF vendido no mercado brasileiro é importado do Reino Unido, onde é fabricado na unidade de Sunderland, na Inglaterra. No Brasil será vendido em uma versão única por R$ 277.900 ou R$ 280.840 com o teto preto (nas cores branco, prata ou preto). Para esses preços são itens de série: controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi (disponível no Kicks também e que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria); vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, telefone e computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); rodas de liga leve aro 17; modo de condução ECO; bancos dianteiros com aquecimento; ar-condicionado automático; seis airbags (laterais, dianteiros e de cortina); multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre outros. (Por Marcus Lauria (texto e fotos) – Fonte: www.carpointnews.com.br

*FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motorização

Combustível             Híbrido / Elétrico

Potência (cv)            149

Torque (kgf.m)         32,9

Velocidade Máxima (km/h)           144

Tempo 0-100 (s)      7,9

Câmbio          automática de 1 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.565

Largura (mm)           1.790

Comprimento (mm)             4.480

Peso (Kg)      1.580

Entre-eixos (mm)     2.700

Porta-Malas (L)        435

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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