Baixada recebe ações do projeto social da Orquestra Sinfônica Brasileira

Alunos de Duque de Caxias, Japeri e Paracambi participam de aulas de instrumentos, regência e arranjo com músicos renomados

Alunos e professores de projetos voltados ao ensino de música na Baixada Fluminense têm a oportunidade de estudar com grandes nomes da música de concerto. Desde o mês de maio, eles participam do Conexões Musicais – projeto de responsabilidade da Orquestra Sinfônica Brasileira. São aulas de instrumentos, regência e arranjo ministradas pelos profissionais da orquestra e músicos convidados. A ação, que conta com o patrocínio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste, se estenderá até dezembro e atenderá cerca de 140 pessoas.

Criado em 2017, o Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira – já percorreu cerca de 30 municípios em seis estados do país. O objetivo é criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio de atividades educacionais. O conjunto de ações realizadas nesta etapa, contempla alunos e professores da Abramvefa (Associação Brasileira de Músicos Veteranos das Forças Armadas e Auxiliares e da Opas (Orquestra Popular Ariano Suassuna), em Duque de Caxias, do Instituto Pastor Augustinho Valério de Souza, em Japeri, e da Escola de Música Villa-Lobos (Pólo Paracambi).

Jovens estudantes de diversos instrumentos têm a oportunidade de receber dicas valiosas de profissionais atuantes em uma das orquestras mais tradicionais do país, desenvolvendo suas habilidades e aprimorando sua técnica. “Ao longo da trajetória do projeto, pudemos perceber que os talentos musicais estão espalhados pelo país, dentro e principalmente fora dos grandes centros urbanos, nos interiores brasileiros”, afirma o Diretor Executivo da Fundação OSB, Gregório Tavares. Em função da pandemia de Covid-19, os encontros mensais têm acontecido virtualmente. No entanto, espera-se que os encontros passem a acontecer presencialmente assim que haja segurança sanitária para todos.

maestro Roberto Tibiriçá será o responsável por ministrar as aulas de regência orquestraldurante o mês de agosto. Alunos interessados em avançar na carreira, poderão mergulhar nos ensinamentos de um dos principais regentes brasileiros em atividade.

Já quem se interessa pela produção de arranjos também terá uma oportunidade única. Os músicos Lipe PortinhoPaulo AragãoJessé Sadoc e Rafael Rocha serão os professores responsáveis por esse bloco de atividades. As aulas de arranjo serão oferecidas entre os meses de julho e setembro, divididas em quatro módulos.

Conexões Musicais retorna ao primeiro município que recebeu o projeto, em 2017

A primeira ação do projeto, quatro anos atrás, aconteceu justamente em um dos municípios que agora recebem esta etapa: Japeri. “Esse ano, retomamos com imensa alegria a parceria da Fundação OSB com o município de Japeri, cidade que recebeu de modo tão acolhedor as ações do projeto, quando a iniciativa foi criada”, comenta Gregório Tavares.

Em parceria com a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, o Conexões Musicais visa a construção de legados nos territórios parceiros. A experiência, no entanto, é uma via de mão dupla: “Nossos músicos compartilham seus conhecimentos musicais ao mesmo tempo que aprendem com essas crianças e jovens, sobre inventividade, resiliência e sobre resistência cultural”, completa Tavares.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Em abril de 2021, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi registrada como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais.

error: Conteúdo protegido !!