Polícia Civil faz operação de busca na sede da prefeitura de Nova Iguaçu

A sede da prefeitura de Nova Iguaçu amanheceu nesta terça-feira, (24), com a presença de agentes da Polícia Civil em sua porta, para cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão contra o braço político da milícia de Nova Iguaçu que podem estar participando deste governo. A 1ª Vara Criminal Especializada em Organizações Criminosas expediu os mandados, que foram cumpridos nas sedes da prefeitura e da Câmara de Vereadores.

Os alvos das investigações são as sedes das secretarias de Economia, Planejamento e Finanças e de Infraestrutura do município, o gabinete do vereador do (MDB) e ex-secretário Jeferson Ramos e residências em condomínios de luxo na Barra da Tijuca e em Cabo Frio. As investigações são baseadas nos crimes contra licitações, peculato e organização criminosa. Segundo as investigações, há suspeita de licitações supostamente fraudadas e direcionadas em troca de apoio político.

Em outubro de 2019 o vereador Jeferson Ramos já foi preso por suspeita de envolvimento com a milícia de Austin. Segundo investigações da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, o vereador foi também, apontado como suposto mandante de cerca de 20 assassinatos.

Os alvos da operação de hoje: a secretária de Infraestrutura, Cleide de Oliveira Moreira e os irmãos Fábio Henrique Sousa Barbosa e Luiz Henrique Sousa Barboza. Fábio é o dono da empresa Fabimix, responsável por várias obras em Nova Iguaçu, envolvendo dezenas de milhões. Luiz tem cargo na CODENI – Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu.

As investigações devem ser aprofundadas e com a provável participação do Ministério Público e as possíveis irregularidades do Governo de Rogério Lisboa poderá vir a público.

 

Posicionamento da Prefeitura de Nova Iguaçu sobre a investigação da Polícia Civil

A Prefeitura de Nova Iguaçu já entregou todos os dados solicitados pelos investigadores e coloca à disposição das autoridades todas as informações e arquivos que forem necessários para realizar um trabalho profundo e transparente. Já adiantamos que a investigação tem algumas inconsistências. Primeiro, todos os documentos relativos à licitação sempre estiveram no Portal da Transparência da Prefeitura de Nova Iguaçu. Temos todos os documentos comprovando isso. Segundo, não existe suspensão da licitação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A representação foi arquivada, conforme documento em anexo. A prefeitura vai auditar todos os contratos mencionados. A procuradoria do município ainda não teve acesso às acusações do inquérito. A prefeitura repudia qualquer prática fora da lei e da boa governança.

error: Conteúdo protegido !!