Balanço Operação Independência: redução de 36% em vítimas fatais por acidentes nas rodovia fluminenses

PRF divulga resultados da operação que durou de sexta-feira, dia 4, até esta terça-feira, dia 7

O reforço de policiais rodoviário federais nas estradas do estado rendeu frutos na segurança viária durante este feriado. Com redução de 36% de pessoas mortas por acidentes de trânsito e uma diminuição de 6% nos acidentes grave, o motorista fluminense pode viajar mais tranquilo nesses dias de recesso. As quedas percentuais podem ser consideradas um indicativo ainda mais otimista quando verificamos que a comparação é feita com o feriado da independência de 2020, quando o Rio de Janeiro estava sob regime de restrição de pessoas nas ruas, devido a pandemia do novo corona vírus.

Este resultado é reflexo de todo o planejamento e execução de uma operação muito bem orquestrada. Ao todo, os policiais fiscalizaram 60% a mais de veículos neste ano e impactaram 347 pessoas com ações educativas para o trânsito. Ano passado esse número foi de 52 pessoas.

Apesar do motorista ter prestado atenção no uso do capacete e do cinto de segurança, redução nos autos de infrações de 18% e 5% respectivamente, houve um aumento de 100% nos autos lavrados pela falta do uso de cadeirinhas, uma infração extremamente grave que põe em risco a vida da criança e de todos os passageiros do veículo.

Ainda com relação ao crescimento de autos de infrações, a PRF autuou 43% a mais de motoristas por alcoolemia, 50% a mais por uso de celular enquanto dirige e 25% a mais por ultrapassagem proibida em faixa dupla.

Ao longo dos anos, a PRF vem trabalhando e se modernizando no que diz respeito a promover a segurança viária e prevenir acidentes. Através de ações educativas e operações de combate às condutas imprudentes ao volante, a PRF segue firme no propósito de garantir uma viagem segura a todos os brasileiros.

error: Conteúdo protegido !!