Deputado Noel de Carvalho visita Uerj de Resende

A convite do diretor da unidade, deputado verificou problemas que afetam o funcionamento da universidade – O deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB) visitou, na sexta-feira, dia 10, as instalações do campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em Resende. A convite dos diretores e professores da Faculdade de Tecnologia (FAT/Uerj – Resende), ele foi verificar os problemas que a universidade está enfrentando e recebeu do diretor da faculdade, Dener Martins dos Santos, um ofício com 17 itens que dificultam o funcionamento da instituição.
Sensibilizado, Noel de Carvalho anunciou que vai destinar recurso de emenda parlamentar no orçamento estadual para a Uerj. Ele também vai solicitar audiência com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Doutor Serginho, para buscar soluções para os problemas da unidade de Resende. “Os relatos que ouvi são preocupantes. Os professores tiram dinheiro do próprio bolso para montar laboratórios e atender os projetos dos alunos, o que demonstra o empenho e dedicação destes profissionais. Vou tentar levar o governador Cláudio Castro para conhecer essa instalação preciosa não apenas para Resende, mas para toda a região”, disse o deputado.
Segundo os profissionais da Uerj, a edificação apresenta problemas no telhado, há necessidade de construção de novas salas de aulas, criação de laboratórios, modernização e adequação à legislação de acessibilidade, compra de carteiras, criação de restaurante universitário, aquisição de materiais elétricos para adequar à carga elétrica dos prédios, entre outras importantes necessidades.
PARCERIAS, APESAR DAS DIFICULDADES
Mesmo com as dificuldades, a UERJ-Resende tem um trabalho de parcerias na região colaborando com empresas locais de pequeno, médio e grande porte. Projetos de extensão integrados à comunidade e um legado de formação de mais de mil profissionais nas últimas décadas, demonstrando seu papel de formação no ensino superior público com qualidade e flagrante necessidade de valorização permanente dos profissionais que nela atuam.
“Fico emocionado todas as vezes que venho aqui porque lembro desse espaço quando era apenas mato. Participei da luta para a Kodak doar esse prédio para a Uerj, o que aconteceu no início da década de 90. Um sonho realizado, mas que precisa de constante manutenção. Vou lutar para garantir o pleno funcionamento desta importante instituição de Educação”, disse o deputado.  A Educação sempre foi uma das prioridades  de Noel de Carvalho, que já foi secretário estadual de Educação. Na pasta, ajudou a construir os Cieps, aumentou o salário dos professores e elevou o estado do Rio de nota zero para dez no ranking do MEC.

A FAT/Uerj-Resende foi instalada apenas com o curso de Engenharia da Produção, em 1993, mas atualmente oferece também os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Química, no momento por causa da pandemia as aulas acontecem remotamente, mas a previsão é que em 2022 retome gradativamente as aulas presenciais. Nesse período sem a presença dos alunos nas dependências do campus, a direção iniciou uma série de obras de melhorias do prédio, mas estão com dificuldades para realizar todo o plano de obra por falta de recursos.

     

error: Conteúdo protegido !!