Trens do Rio tiveram 134 viagens interrompidas por acesso indevido

Na terça, um homem morreu ao acessar a linha férrea, afetando a circulação em 1h30. Vídeo que flagrou uma pessoa viajando nos cabos entre os vagões viralizou

   
 Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um homem viajando em conduítes por onde passam cabos que fazem a transferência de energia entre os trens, na estação de Bento Ribeiro do ramal Deodoro da Super Via. As imagens foram feitas por um passageiro que aguardava a chegada do trem. Apesar do perigo, o homem ri da situação e em seguida, a composição dá partida, com ele viajando nos cabos.
De acordo com a concessionária, a equipe que atua na estação não foi notificada sobre a ocorrência. A empresa informou ainda que o sistema não foi projetado para suportar o peso de uma pessoa e, por isso, além de risco de choque elétrico ao homem, ele poderia ter caído na via férrea, provocando um grave acidente. Um levantamento da SuperVia aponta que entre janeiro a agosto deste ano, 134 viagens foram interrompidas devido a acessos indevidos à linha férrea.
“A concessionária reforça que é extremamente importante que as pessoas respeitem as normas de segurança, com o objetivo de evitar acidentes. A SuperVia realiza, constantemente, campanhas de conscientização sobre a importância de que sejam cultivados bons hábitos e de que as regras de segurança sejam respeitadas dentro de todo o sistema ferroviário. A colaboração da população é essencial. Vale ressaltar que, depois de acionado o freio de emergência, o trem ainda pode percorrer até 300 metros e que uma frenagem brusca pode colocar os clientes e o maquinista em risco”, alertou a empresa, em nota.
Os acessos indevidos e o trânsito de pessoas em trechos de área exclusiva para a circulação dos trens acontecem, em muitos casos, por conta das cerca de 180 passagens clandestinas ao longo da malha ferroviária. A concessionária monitora esses buracos e chega a fechar entre seis e dez por mês. Apesar disso, cerca de 30% desses acessos voltam a ser abertos. Devido ao desrespeito às regras de segurança, há redução de velocidade na via férrea, atrasando as viagens. Na terça-feira (14), um homem morreu após um acesso indevido nas proximidades da estação de Bangu, na Zona Oeste do Rio, afetando a circulação do ramal Santa Cruz por cerca de 1h30.
error: Conteúdo protegido !!