Nova Iguaçu fortalece Programa de Artesanato da Fenig

“São cerca de 400 novos artesãos que se juntam ao Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig. Esse grande programa tem como um dos principais objetivos apoiar o empreendedorismo onde as pessoas podem gerar renda e emprego através das suas mãos com muito talento e muita dedicação”, destacou Miguel Ribeiro, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, no evento de entrega das carteirinhas da Fenig para os novos artesãos cadastrados no Programa. Em dois dias (9 e 14 de setembro) e horários distintos, respeitando as regras sanitárias por conta da pandemia, a entrega priorizou o bem-estar e a saúde dos profissionais, em cerimônias realizadas no amplo espaço do Patronato, no Centro de Nova Iguaçu. Os artesãos passaram por um processo de avaliação e obtiveram as carteirinhas que proporcionam vários benefícios e oportunidades.

Logo que saiu do ensino médio, Marcela Sales de Oliveira, de 20 anos, moradora de Austin, procurava emprego e viu uma oportunidade no artesanato, por conta das suas habilidades manuais. Ela cria laços infantis. “Eu conheci o programa e achei uma iniciativa muito importante. A gente é valorizada e consegue várias oportunidades através desse programa”, afirmou Marcela.

Alfaiate e costureiro, José Aguiar Barbosa, conta que começou a trabalhar na costura por hobby com uma máquina de Singer que tinha em casa. “Hoje, aos 54 anos, eu tenho sobrevivido disso. Meu trabalho é diversificado. Faço bolsas de bebê, mochilas de couro,  roupas, o que está na moda. Representa muita coisa. Ao ingressar nesse programa vejo grandes benefícios e um futuro brilhante”, disse José Aguiar ao receber a carteirinha do programa municipal de artesanato.

O subsecretário de Estado de Turismo, Gerciano de Lima Luz, lembrou que nesse momento tão difícil de crise da pandemia, o artesão seja destacado em sua importância. “Não existe o artesanato sem o turismo e não existe turismo sem o artesanato, porque o artesão leva um pedaço da sua história, da sua cultura, da sua religiosidade para o artesanato, fazendo com que aquilo que ele fabricou, que ele idealizou, seja exposto e levado a todo Estado e a todo Brasil”, disse o subsecretário Gerciano, que prestigiou o evento no Patronato.

Agora são 2.000 artesãos, moradores de Nova Iguaçu, cadastrados no Programa Municipal de Artesanato. Uma das principais realizações da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, o Programa tem ações vitoriosas que fortaleceram o trabalho dos profissionais, o desenvolvimento humano, e a geração de trabalho e renda, para centenas de famílias.

Além de criar espaços de trabalho integrados com os artesãos, a FENIG fornece cursos, seminários e oficinas e diversas ações de formação continuada que ajudam os artesãos a alavancar seus negócios em espaços físicos e no mundo digital.

São cinco feiras de artesanato: Praça Rui Barbosa, Praça Antônia Flores, Morro Agudo, Km32 e Praça da Bíblia, em Miguel Couto. Além disso, os artesãos ganharam dois espaços fixos importantes. A loja “Fenig Mais Top – Espaço de Artesanato” começa a funcionar nesta sexta-feira (17) no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. Além disso, o Kiosque das Artes, em Morro Agudo, está há 3 anos, proporcionando geração de renda para diversos artesãos.

A FENIG formou parcerias para oferecer descontos em vários estabelecimentos da cidade para artesãos cadastrados no Programa. Com a carteirinha, os artesãos fortalecem a sua referência profissional e também têm espaço permanente em vários eventos sociais, culturais e esportivos da Cidade como a Feira Iguassú, Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer de Mama e a Corrida da Longevidade.

error: Conteúdo protegido !!