Cultura árabe é destaque no III Flidam em Meriti

No encerramento do evento (21) acontecerá o Trem Flidam com todos os participantes

No encerramento do evento (21) acontecerá o Trem Flidam com todos os participantes

A terceira edição do Flidam, Festival Literário Internacional da Diáspora Africana em São João de Meriti, inicia na próxima terça-feira (17) e segue até o dia 21 de novembro, na Praça da Matriz, no Centro do município. Com o tema “180 anos da Revolta de Malêsado”, este ano o evento irá debater a cultura árabe e reunir escritores, artistas, ativistas e pensadores do Brasil e do exterior.Reconhecido pelo Governo do Estado, o Flidam acabou de receber o Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015 da secretaria estadual de Cultura.

De acordo os organizadores do evento, o principal objetivo é promover o intercâmbio internacional entre intelectuais, interessados e escritores contemporâneos pós-diáspora africana,além de garantir a visibilidade dos escritores afrodescendentes e maior espaço na sociedade literária. Outro ponto importante é que a realização do evento na Baixada Fluminense, ajuda a influenciar futuros escritores e provocar uma miscigenação cultural.

Oficinas de arte serão ministradas durante todos os dias do festival

Oficinas de arte serão ministradas durante todos os dias do festival

Para Rodney Albuquerque, membro da Academia de Artes de São João de Meriti e um dos responsáveis pelo evento,o debate em torno da cultura árabe é o destaque desta edição. “O festival virá com toda a força. Este ano, o Flidam terá uma novidade especial: a discussão da cultura árabe. Professores especialistas e membros da comunidade muçulmana vão debater sobre o tema, que é distante da cultura dos moradores da Baixada”, disse Rodney , que também é professor e diretor-geral do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.

Segundo Frei Tatá, outro idealizador do festival, o evento surgiu para quebrar barreiras. “Contamos com o apoio do governo americano e o tema desta edição comemora 180 anos de história da Revolta dos Malê, que lembra escravos Islâmicos na Bahia que liam o Alcorão e escreviam árabe. Daí a importância da leitura, instrumento altamente político”, disse o Frei.
Programação do festival
A programação da III Flidam que conta com palestras,feira de livro, circuito gastronômico e Prêmio Orgulho Diaspora Africana na Praça da Matriz durante os cinco dias de evento, das 8h às 20h. As palestras serão ministradas por estrangeiros que apoiam a iniciativa. Este ano, O evento contará com a diplomata Marjorie Brittain Hammock, que já foi membro Gold Card da Associação Nacional de Assistentes Sociais. Ela abordará a cultura afrodescendente no mundo, no Brasil e principalmente na Baixada Fluminense. Além de Tyrone Geter, que é pintor e ilustrador da Benedict College, Columbia, professor de arte e curador da galeria de arte, e Jessica Simon, diretora da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro.

Na terça-feira (17), às 10h, acontecerá o show do cantor Da Gama, fundador do grupo Cidade Negra, que está lançará seu novo CD “BaixafrikaBrasil”. Após a apresentação, que será realizada no CIEP 169 Maria Augusta Correia, na Av. Automóvel Clube, em Vilar dos Teles, o músico fará uma palestra sobre sua experiência de vida para os adolescentes, com a finalidade de reforçar a cultura africana na Baixada. No mesmo dia os palestrantes internacionais Marjorie Brittain Hammock e Tyrone Geter também vão explanar suas ideias no festival.

Na quarta-feira (18), a Praça da Matriz dará espaço às 9h para apresentações de dança de alunos da rede municipal de ensino. Na quinta-feira (19), às 20h, no mesmo local, irão se apresentar a Orquestra do IFRJ de Duque de Caxias e a bateria da Escola de Samba GRES Matriz de São João de Meriti, que fará uma prévia demonstração do Carnaval 2016, cantando seu samba enredo.

Na sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Praça ganhará demonstrações de danças culturais, como capoeira, maculelê, rodas de samba e pagode, a partir das 14h.

Para encerrar o festival no dia 21 haverá a lavagem da Praça da Matriz, depois que o Trem do Flidam, nos mesmos moldes do Trem do Samba, retornar da Central do Brasil com participantes do evento, que irão se juntar aos que já estiverem na praça.

Confira toda a programação no www.ifrj.edu.br/flidam

error: Conteúdo protegido !!