Consciência Negra é celebrada na Baixada

Cecília Boechat falou também sobre a importância da aceitação da cultura negra na sociedade Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Cecília Boechat falou também sobre a importância da aceitação da cultura negra na sociedade
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Celebrado oficialmente há apenas quatro anos no país, o Dia Nacional da Consciência Negra procura lembrar a resistência do negro contra a escravidão. Foi em 20 de novembro de 1695 que morreu Zumbi dos Palmares. Zumbi foi liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrada pelos palmarinos fizeram com que a data da morte do líder fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. Na Baixada Fluminense, a data vem sendo lembrada ao longo da semana.
Em São João de Meriti, o Complexo Cultural Kennedi Jaime, no Centro da cidade, recebe hoje a Feira Black. Capoeira, gastronomia típica, maculelê, artesanato étnico, dança e desfile afro são algumas das atrações que o público poderá conferir. O evento faz parte do terceiro Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (Flidam), que está acontecendo desde o dia 17 (terça-feira), na Praça da Matriz, e reúne escritores, artistas, ativistas e pensadores do Brasil e do exterior.
Na cidade de Nilópolis, a prefeitura em parceria com a ACORRENIL (Associação de Corredores de Nilópolis) realiza hoje a Corrida e Caminhada de Zumbi dos Palmares. A competição terá largada e chegada na Vila Olímpica da Cidade, e os participantes percorrerão 7km pelo município. As inscrições poderão ser feitas hoje entre 7h e às 8h30.
Em Queimados, a programação começou em 16 de novembro e se estenderá até 10 de dezembro. Para reforçar a luta, as secretarias de Promoção da Cidadania, Educação e Cultura, através da coordenadoria de Igualdade Racial, realizarão atividades que envolvem apresentações culturais, festa, missas solenes, oficinas, feijoadas e até um desfile de beleza para o encerramento. Hoje, às 8h, acontece uma missa na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Ponte Preta. Na parte da tarde, na Associação de Moradores da Vila Nascente acontece a Feijoada do grupo Aganjur, a partir das 15h.

Programação antecipada em Nova Iguaçu e Japeri

Em Japeri, uma grande atividade cultural foi promovida na E. M. Ary Schiavo Foto: Marllon Guedes

Em Japeri, uma grande atividade cultural foi promovida na E. M. Ary Schiavo
Foto: Marllon Guedes

Em Nova Iguaçu, a Escola Municipal Francisco de Oliveira, no bairro Marco 2, promoveu uma série de atividades especiais em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Dois jovens iguaçuanos conversaram com os alunos sobre a importância da aceitação da cultura negra na sociedade.
A universitária Cecília Boechat, de 19 anos, contou em um bate papo informal como foi sua aceitação consigo mesma. Já o fotógrafo Thales de Lima, de 21 anos, que tem o negro como inspiração para seus trabalhos, ex-aluno da unidade, apresentou sua exposição aos alunos e falou sobre racismo.
Em Japeri, a prefeitura da cidade promoveu na E.M. Ary Schiavo, uma palestra ministrada pelo historiador e pesquisador na área da educação, Mestre Berg Yorubá. O objetivo da ação foi mostrar a importância da inserção do negro na sociedade brasileira, além de promover a luta contra o racismo do país.
Para o Mestre Berg Yorubá, a conscientização já vem acontecendo ao longo do tempo, mas é apenas o começo. “Eu luto para que a consciência das pessoas fique cada vez mais clara. Afinal, temos que compreender que é pela igualdade, não existe diferenciação, não existe somente o homem branco ser bem sucedido enquanto o negro é fadado ao trabalho escravo”, afirmou o historiador.

error: Conteúdo protegido !!