Mixto Quente, por Arinos – 21/01

Busto de Dedé da Portela completou quatro anos

Os moradores de Nova Iguaçu sempre se orgulharam de Dedé da Portela. Por esse motivo a cidade ganhou em 2012 um busto do cantor e compositor. A escultura foi instalada na Praça Tertuliano Potyguara, no Centro, pela Ong Trem Da Harmonia Destino Baixada. Dedé, cujo nome de batismo é Edson Fagundes, é um dos grandes nomes do mundo do samba. Nascido em Araçatuba, no interior de São Paulo, ainda criança sua família se mudou para o bairro Caonze, em Nova Iguaçu, onde Dedé permaneceu até sua morte, em 2003, aos 64 anos.O CANTOR COMEÇOU A VIDA ARTÍSTICA NA ESCOLA DE SAMBA LEÃO DE NOVA IGUAÇU, EM 1962. TEVE MAIS DE 250 COMPOSIÇÕES GRAVADAS NAS VOZES DE ALCIONE, BETH CARVALHO, CAETANO VELOSO, AGEPÊ, ENTRE OUTROS.— Nossa intenção é dar visibilidade ao legado de um ativista, árduo defensor da cultura de origem afrobrasileira — destacou o fundador e presidente da Ong Sergio Manoel Amâncio, o Sérgio Cara Preta.
Na escola que lhe deu o apelido, Dedé foi chamado para a ala dos compositores e logo se tornou o puxador oficial da Portela.
Voltando no Tempo:
João Ruy de Queiroz Pinheiro, o primeiro prefeito Iguaçuano (30 de novembro de 1934) foi um político brasileiro.Foi interventor do regime militar na prefeitura de Nova Iguaçu, assumindo o cargo (equivalente ao de prefeito) em 25 de fevereiro de 1969. Em 8 de maio do mesmo ano, decretou o recesso da Câmara de Vereadores da cidade com base no Ato Complementar nº 53. Entre seus atos como prefeito de Nova Iguaçu está a construção da atual sede da prefeitura e a oficialização do brasão de armas do município de Nova Iguaçu.Vinculado ao  partido Aliança Renovadora Nacional (Arena), Ruy de Queiroz foi deputado estadual na primeira legislatura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, criada após a fusão dos estados do Rio e da Guanabara. Foi eleito deputado estadual em 15 de novembro de 1974 e tomou posse em 15 de março de 1975, até o término do mandato em 21 de janeiro de 1979.

Obras do Hospital Duque são reiniciadas
O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, reiniciou, na manhã do dia 16 de janeiro, as obras do Hospital Duque de Caxias, no bairro Senhor do Bonfim. O prefeito, que estava acompanhado do secretário de Obras, João Carlos Grilo, visitou o local onde serão construídos os setores de emergência e os centros de Imagem e de Fisioterapia. As obras deverão ser concluídas ainda no primeiro semestre.

Braskem oferece cursos gratuitos em Duque de Caxias
A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, oferece, gratuitamente aos moradores de Duque de Caxias, quatro cursos técnicos: montagem de canteiro modular em plástico, assentamento de esquadria de PVC, assentamento de forro de PVC e montagem do sistema de parede de concreto com forma de PVC incorporada.  O projeto, que apresenta soluções em plástico para a construção, é uma parceria entre a petroquímica, a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Politicas Sociais (Fundec) e o Sistema Firjan.Para cada curso, serão disponibilizadas 20 vagas para pessoas maiores de 18 anos, que tenham concluído o 5º ano do ensino fundamental e com vivência na área de construção civil. Os cursos começam a partir do dia 20/01 (sexta-feira) e as aulas acontecerão de segunda a sexta no turno da noite. Interessados devem se inscrever na sede do SENAI em Duque de Caxias ou por e-mail: desenvolvimentodeprojetos@firjan.org.br.
Câmara realiza workshop com os vereadores

‘Ser vereador em Nova Iguaçu’.  Pela primeira vez, a Câmara Municipal realizou no dia 18, um simpósio sobre a atividade parlamentar. Com a presença de nove vereadores, todos de primeiro mandato, e seus assessores, o evento agradou pelo formato e inovação. Já foi confirmada a realização de outros.Três temas foram apresentados: “A Comunicação no Poder Legislativo”, “Lei Orgânica e Regimento Interno” e “Produção e Técnica Legislativa”, explanados, respectivamente, por Arlete Silva, Paulo Jordão e Alex Aragão. O vereador Marcelo Lajes, representando o presidente Juninho do Pneu, falou da importância de eventos para a formação dos edis. “Parabenizo nossa presidência pela iniciativa. Aprovei e quero mais. Além de nos proporcionar uma gama de informações, valoriza e qualifica o trabalho da assessoria”, afirmou.O líder do governo Alexandre da Padaria(PR) Presente no evento, também destacou a importância nesta nova formula de aprendizado para os novos representantes do Povo,para que nos próximos 4 anos o Legislativo Iguaçuano a cada dia seja mais presente a população IGUAÇUANA.junto ao Executivo ao Legislativo Iguaçuano de mais enfase a novas propostas e aspirações da população que nos credibilizou para os representa-los Esperamos que de hoje em diante a participação popular junto Além das palestras, dois vídeos foram exibidos. ‘O papel do vereador’, produzido pela União dos Vereadores de Pernambuco, e ‘Master Couch: a importância de falar bem em público’. Dando continuidade à nova política que está sendo implementada pela nova Mesa Diretora da CMNI, já está no forno o projeto ‘Dia do Jovem Empreendedor’, projeto de lei do presidente Juninho do Pneu, que visa estimular e apresentar aos jovens da cidade oportunidades nos campos do trabalho e do estudo.

Para refletir:
“viver em harmonia, é ter para si toda alegria e felicidade. Ajudar ao próximo é todo amor e bondade! Vamos ser mais humildes, porque desta terra nada levaremos. Namaste”

error: Conteúdo protegido !!