DIAS DE HOJE, por Adriano Dias – 14/02

Pelo fim da Polícia Militar

DIAS / Acervo ComCausa

Desde quando Maquiavel expôs que “o sono do príncipe depende do soldo do soldado”, a função base das polícias tem sido a manutenção do poder político vigente, principalmente em estados totalitários, como em nossa ultima ditadura. Sendo esta atuação mais cruel em regiões como a Baixada Fluminense, onde a repressão política e esquadrões da morte eram sócios no negócio da matança e controle territorial neste período.
Tivemos na redemocratização a reformulação de várias políticas públicas, mas na Constituição democrática de 1988 em seu artigo 144, manteve a divisão da policia estadual em civil e militar. Assim, herdamos da ditadura instituições inadequadas para o mundo contemporâneo e para as instituições democráticas. Na segunda metade da década de 1980 os detentores do poder pós-ditadura estavam satisfeitos com as polícias e os movimentos da sociedade, muitos vindos da dita “esquerda” perseguida por décadas, por conta de um misto de trauma e preconceito, não quis discutia o tema. Porque falar de polícia, de segurança, seria falar de conseqüências. Então, as pessoas sérias e profundas que pensam as grandes causas estruturais simplesmente não aproveitam o momento para repensar nossas polícias.
Somente nos anos 2000 voltou o debate coerente sobre as políticas de segurança e passou-se a discutir a possibilidade da unificação no âmbito estadual com a finalidade de melhor eficiência e celeridade na solução dos crimes. Seria o fim da polícia militar e civil, que passaria a ser uma única polícia exercendo atividade ostensiva e judiciária, com ciclo básico de formação técnica dos agentes, o chamado “Ciclo Completo” de polícia já praticado em outros países. Além desses, se resolveria a quebra duplicidade orçamentária e a partir daí se pensar em melhores equipamentos, reciclagem técnicos constantes, e planos de carreiras mais atraentes. Com a unificação da informação, gestão, perícia, controle externo, se poderia ampliar as ações de segurança preventiva valorizado principalmente nas experiências regionais com as guardas municipais.
Esta união também extinguiria a policia militar no mundo, considerando que somente no Brasil ela existe. Ao contrário do que se propaga isso busca garantir também direitos e relações mais dignas dos policiais militares que hoje ficam a mercê do autoritarismo interno, com abusos desde o processo de formação do PM até desumanas condições de trabalho.
As populações, de uma maneira geral, estão prontas para acolher os serviços da polícia quando é um serviço constitucional, cidadão e respeitoso. De outra maneira não; pois, ela se torna um perigo, um risco, uma fonte de violência, de agressão e de humilhação. Infelizmente esta tem sido a regra, ainda que haja exceções.

– Adriano Dias
Fundador da ONG ComCausa – Cultura de Direitos, ex subsecretário municipal de Prevenção da Violência de Nova Iguaçu.

error: Conteúdo protegido !!