Belford Roxo registra baixa procura por vacina contra a gripe

Wilma Motta Sant´anna, de 67 anos tomou vacina contra a gripe em Belford Roxo 
Rafael Barreto/PMBR

Iniciada em 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza ainda não decolou em Belford Roxo. Nos dez primeiros dias de imunização, cerca de 5 mil pessoas foram vacinadas. O número está bem abaixo da meta estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde, que espera imunizar 107 mil e 900 pessoas. A campanha vai até 26 de maio. Belford Roxo disponibilizou 23 unidades de saúde do município para a vacinação. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, falou da necessidade da vacina. “A imunização é a forma mais eficaz de se evitar a gripe. Nesta época do ano, o organismo fica mais suscetível às complicações de uma gripe e o ideal é a prevenção”, ressaltou. A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Norma Rezende disse que a vacinação contra influenza é anual e os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. A vacina é direcionada a crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, professores de escolas públicas ou privadas.
Wilma Motta Sant´anna, de 67 anos, esteve na Policlínica Neuza Goulart Brizola, no Centro para tomar a vacina da gripe. “Todos os anos vou ao posto de saúde tomar a vacina contra a gripe. Prevenir é o melhor remédio”, disse a aposentada. Maria Aparecida de Oliveira, de 75 anos, moradora do bairro Santa Marta, também não deixa de tomar a vacina. “Na minha idade é muito comum contrair gripe, especialmente no inverno. Por isso tomo a vacina para evitar a gripe ou até mesmo uma pneumonia”, frisou.

error: Conteúdo protegido !!