Visão Geral – 19/05

Bola Cheia

Agentes da guarda municipal de Mesquita estão ministrando aulas para o curso de formação dos aprovados na primeira turma de guardas, agentes ambientais e de trânsito em Seropédica. Cerca de 80 agentes participaram das palestras proferidas pelo subcomandante, Kleildo Nascimento, e o coordenador de Meio Ambiente, Gilmar Jophilis, ambos da GM de Mesquita. #ExportandoConhecimentos

 

Bola Murcha

“Criar dificuldade para obter facilidades”. Essa prática da política nas cidades, estados e Brasil, aliada à ganância em avançar e surrupiar os cofres públicos faz com que o País pós-governos militares avance cada vez mais para o fundo do poço econômico e moral. É só rever as crises vividas a partir do Governo Sarney.

 

Meirelles seria o mais do mesmo?

Antonio Cruz/ABr

Algumas opiniões coletadas na internet pela coluna, um dia após o terremoto JBS/Friboi assolar a política brasileira, assustar o mundo pelo envolvimento de figurões e o nome do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ser citado para ‘presidente indireto’, caso Temer resolvesse jogar a toalha e largasse o Planalto. Vamos a elas: “É traição atrás de traição. Nosso Brasil foi saqueado pelo PT e agora mais esta tragédia. É uma ótima ideia de trazer o General Heleno, para comandar o País nessa transição”, disse um, acrescentando: “Meirelles, Cármen e Jobim são totalmente petistas e podem fazer o jogo do Lula e sua quadrilha”.
“Como assim? Meirelles era o homem forte dos irmãos Batista na JBS e de Lula. Um articulador na conquista de mercado do Grupo no Brasil e no Exterior. Isto está cheirando armação. Os irmãos de tornaram milionários graça ao PT. Agora apresentam gravações armadas e geram instabilidade”, se surpreendeu, um outro.
“Essa delação desses afilhados dos petistas está muito estranha. Justamente num periodo de boa expectativa econômica do Brasil e as investigações da Lava Jato sobre Lula. ESTRANHO! Agora, se for provado que Temer tem culpa ele deve RENUNCIAR!”, afirmou uma senhora.
Um professor de Minas: “Quem se lembra do filme Sindicato de Ladrões? Parece que saiu das telas, foi reorganizado no início do governo Lula e vem mandando no Brasil desde 2003. E é um sindicato sem ideologia política, pois seus dirigentes e associados vão da extrema esquerda à direita mais conservadora. Seu único e exclusivo propósito é o saque aos cofres dos governos federal, estaduais e municipais, praticado por todos, indistintamente, sem levar em conta o partido que lhes dá imunidade e impunidade para o assalto diuturno ao dinheiro público. Não importam nomes nem partidos, mas que todos os ladrões sejam processados, condenados a devolverem o que roubaram, além de serem presos”.
Uma mulher publicou: “Antes de mais nada, devemos ser sensatos, aguardar se realmente o Temer esta envolvido. Não podemos precipitar, tendo em vista que estamos colocando o Brasil na guilhotina. Caso não se comprove os fatos, já estaremos no fundo do poço perante os investidores estrangeiros. É preciso pensar no Brasil e no povo brasileiro, não podemos tirar conclusões antecipadas para não cometermos erros”.

 

Cultura & Cia

A Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu vai realizar, neste domingo (21), a partir das 15h, a festa Eclética na Praça Santos Dumont, no Centro. A programação reúne atrações de gastronomia, música, arte e moda. A entrada é gratuita e livre. Durante o evento, o público vai poder assistir aos shows das bandas Lisbela e Tem Amor e dançar ao som dos DJs Gui Ferreira, Crissia Soares e Set Santokê.

 

Caminhão da Cultura

Além das apresentações musicais, espaços de feira, atuações circenses, grafite, mapeamentos afetivos e varal cultural completarão a diversão. A atividade integra o projeto Praça Viva, iniciativa que aposta na ocupação de espaços públicos com lazer e cultura para minimizar a violência.
*Nota da coluna: na década de 1970, a coordenadoria de Cultura da Prefeitura de Nova Iguaçu levou à cena em todos os bairros do então município, o projeto “Caminhão da Cultura”.

 

Do Arcádia para
os bairros

Ainda sem as emancipações, os artistas que atuavam no ‘falecido’ Teatro Arcádia e também no Procópio Ferreira, do Colégio Afrânio Peixoto, ocupavam praças e espaços em cinemas para apresentar cerca de 90 minutos de teatro e música aos moradores. Ninguém era contratado e o Poder Público fornecia a estrutura necessária para o sucesso da trupe mambembe que levava alegria e diversão de Japeri a Belford Roxo. Sem a violência atual, a caravana era recebida com satisfação nas comunidades.

 

O vigor de Cabralzinho

Que Sérgio Cabral também seja personagem da delação de Joesley Batista (Friboi), não é novidade para ninguém. Mas os depoimentos de Joesley colocam carne nova no espeto. Segundo Lauro Jardim (O Globo), “quem recebeu a propina pela concessão de benefícios fiscais de uma fábrica da Vigor (que pertence ao grupo J&F) em Barra do Piraí foi Marco Antônio Cabral (PMDB), deputado federal e filho do ex-governador”. Cabralzinho é vigoroso (Publicado no O Antagonista).

 

Gestão e política

O que está faltando em sua cidade? Foi a pergunta feita por um internauta no Facebook. Veja uma das respostas? “O grande problema se chama gestão administrativa. Nosso prefeito se perdeu! Escolheu mal seus secretariado e a tendência é piorar, pois tem que separar gestão da política. Infelizmente ele precisa retomar o controle do governo. Ele precisa tomar as decisões. Fato!”. (A resposta foi de uma moradora de Nova Iguaçu). O leitor da coluna concorda?

 

Doação Friboi
de campanha

Pezão disse não ter preocupação com o fato de o grupo JBS, que pertence ao empresário Joesley Batista, ter sido o maior doador de sua campanha para governador em 2014. “Foi meu maior doador oficialmente, eles confiaram no estado, na nossa administração. Eles investiram em quase todas as campanhas nacionais. Foi tudo declarado na minha contabilidade. Tanto que vocês sabem, porque está disponibilizado da minha campanha”.

error: Conteúdo protegido !!