Visão Geral – 20/05

Bola Cheia

A professora de Letras, Tatiana Tomas, levou sua turma do 5º ano da Escola Municipal Allan Kardec, na Vila do Tinguá, em Queimados, para conhecer a Defensoria Geral do Rio de Janeiro. Além do cunho pedagógico, está o social. Estudantes que vivem em áreas de vulnerabilidade social, agora pensam em ser advogados e até juízes quando crescerem. #Boa!

 

Bola Murcha

Algo estranho acontece nas vias públicas de Nova Iguaçu. De repente, motoristas são assustados com som de sirene de polícia ou de ambulância próximo de onde estão parados esperando o sinal verde para seguirem viagem. Engana-se quem pensou que o som é emitido de alguma viatura da PM ou Civil. É que alguns motoristas de vans resolveram instalar o dispositivo para abrir caminho. #PodeIssoAutoridade?

 

“Nilópolis sem Preconceito”
une advogados e prefeitura

“Temos sempre que lembrar a vocação que Nilópolis tem pra alegria e pra liberdade. As festas, os eventos de rua e os eventos culturais, fazem parte do espírito de nossa cidade. Hoje, temos plena consciência que para atingir nosso plano macro de Governo, que se traduz bem no que temos falado, que é fazer Nilópolis voltar a ser um bom lugar para se viver, é vital reconhecermos a pluralidade e fomentarmos a vitalidade democrática em nossa cidade. E a campanha vem para isto. A gente quer levar ao morador uma reflexão intrínseca, para que o próprio possa combater qualquer forma de intolerância ou de discriminação”, disse o subsecretário de Governo e Comunicação, Caio Araujo (foto), durante a solenidade de criação da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil/Nilópolis-24ª Subseção, evento que aconteceu na última quarta-feira (17). Na ocasião, o presidente da OAB-Nilópolis, Celso Gonçalves e demais diretores da instituição, deram posse ao advogado Cezar Renato, como presidente da nova Comissão. Em sua fala, Celso Gonçalves fez questão de ressaltar a parceria que ocorreu entre a OAB e a Prefeitura de Nilópolis, nesta importante conquista para os gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (LGBT). Destacou o empenho do prefeito Farid Abrão, do secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Júlio Chambarelli e do superintendente da Diversidade Sexual, o próprio Cezar Renato, que assumiu a nova Comissão da OAB-Nilópolis.
Após o ato de criação e posse, Cezar Renato, lembrou e comemorou o ‘Dia da Visibilidade Trans’, na mesma quarta (17).
O subsecretário de Governo e Comunicação, Caio Araújo, afirmou que a campanha “Nilópolis sem Preconceito” é uma iniciativa da Prefeitura para tornar Nilópolis uma cidade mais inclusiva e atuante em todas as lutas em defesa do respeito e da cidadania.

 

Ladrões à vontade

Atenção! Todo cuidado é pouco ao andar pelas calçadas e becos no centro de Nova Iguaçu. Normalmente sem PMs transitando pela área, os assaltantes estão fazendo a festa e deixando pessoas apavoradas. Um dos vídeos que circula nas redes sociais mostra um morador da Rua Mário Guimarães sendo roubado perto de casa, por ladrões-motoqueiros. Além do celular e dinheiro teve o cordão arrancado do pescoço por um dos meliantes e jogado ao chão. Depois da ação, os bandidos fugiram calmamente em uma moto.

 

GM de Mesquita

Ainda sobre violência nos centros comerciais dos municípios da Baixada Fluminense, uma cidade, segundo alguns moradores ouvidos pela coluna, teve redução de assaltos a mão armada e outros delitos praticados contra pessoas em seu centro comercial. Trata-se de Mesquita, a mais nova das emancipadas de Nova Iguaçu. A caçulinha possui Guarda Municipal atuante, eficiente e até exporta know how para outros municípios. “Não são policiais, mas preocupam quem pensa em nos roubar”, diz uma das senhoras que frequenta a Praça Elisabeth Paixão.

 

‘Pirata’ parado
na porta

Em Belford Roxo, uma moradora que pede para não ser identificada, reclama do vizinho. Segundo ela, o rapaz estaciona ônibus pirata em frente à saída de veículos da casa onde reside. “Não posso sair de casa com meu carro enquanto aquilo está parado lá. E não é uma ou duas vezes que isso aconteceu. Não quero arranjar problemas, mas sinto que terei de buscar socorro em algum lugar, Fui à polícia, mas disseram que é problema da Secretaria de Transportes da Prefeitura. Será que lá eles resolverão?”, conta e pergunta a senhora por telefone ao JH.

 

Como pode?

Leitor da coluna e ex-militante do PDS, Robson Luiz, 58 anos, de Duque de Caxias, chama atenção para um detalhe. “Essa história tá mal contada. Nas manifestações ‘expontâneas’, logo após a divulgação das delações já tínhamos faixas prontas sobre o relatado nas ruas. O Brasil é realmente prodigioso, para não dizer, mágico. Acabei de receber as notícias e vi na TV, a CUT e seus braços sindicais gritando ‘Fora Temer’ nas cidades. Curioso”.

 

Furto de cabos

Mais uma vez passageiros de trens da Supervia sofreram para chegar ao trabalho. De acordo com a Concessionária, a circulação foi normalizada no ramal Saracuruna às 6h40 de ontem (19), e os técnicos da SuperVia concluíram os reparos no sistema, próximo à estação Triagem e constataram que a ocorrência foi provocada por furto de cabos. Mais cedo, os trens do ramal Saracuruna precisaram aguardar ordem de circulação no trecho entre as estações Duque de Caxias e Triagem e as partidas foram reprogramadas. A todo momento, os passageiros foram avisados pelo sistema de áudio dos trens e das estações.

 

Supervia repudia

Em nota, a concessionária Supervia repudiou o furto de cabos. “Ações como esta, que prejudicam a circulação dos trens e provocam transtornos aos passageiros. Vale ressaltar que a segurança pública no sistema é uma atribuição do Governo do Estado, que atua por meio do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), e que todos os casos são registrados em delegacia para que sejam tomadas as providências necessárias”. Esse tipo de crime deve ser acompanhado pela polícia.

error: Conteúdo protegido !!