Alerj, por Ronaldo Ferraz e Pereirinha – 10/06

Escondendo a Memória

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Felippe, precisa dar uma de detetive e investigar a lamentável atitude de desrespeito à memória do saudoso Capella, que foi chefe da secretaria Geral da Câmara Municipal do Rio.
Caso não queira praticar a diligência, o presidente Jorge Felippe pode delegar essa tarefa ao diretor de segurança, que é policial competente e respeitado, para proceder as investigações.
Encobrir a placa com o nome do Capella na Sala das Comissões é um desrespeito à memória de duas pessoas queridas e falecidas, a do homenageado e a do autor da homenagem, o então vereador Gerson Bergher, que apresentou a proposta, aprovada pelos colegas no Plenário Teotônio Vilela.
Essa atitude mesquinha e escabrosa, a de esconder e apagar a memória do Capella, é também uma agressão aos vereadores que votaram e aprovaram a proposta, e até mesmo um tremendo desrespeito à memória do Menestrel das Alagoas, que dá nome ao plenário do legislativo carioca.

 

Iluminação das Ciclovias

Por solicitação do vereador Thiago K. Ribeiro, as Comissões de Justiça e redação e de Assuntos Urbanos passaram a examinar proposta para melhorar das condições de iluminação das ciclovias, todas, sem exceção, existentes no Rio.
A proposta reduzir os riscos de assaltos e roubos.

 

Mais respeito, por favor!

O deputado Paulo Ramos tem reiteiradamente sido deselegante com o seu colega André Ceciliano, ao criticá-lo por estar sempre presidindo as sessões plenárias deliberativas. Ramos, que é major reformado da PM, deveria colocar de lado o ranço da caserna e vestir o traje de sua senhoria, mais de acordo com a liturgia exigida pela função de parlamentar.

 

Igreja Verde

Por iniciativa da deputada Márcia Jeovani, o Plenário Barbosa Lima Sobrinho aprovou projeto de lei criando o “Selo Igreja Verde” para as que se preocupam e trabalham pela preservação do meio ambiente.
Antes tínhamos a igreja proletária, da Teologia da Libertação, com foco na melhoria das condições de vida dos pobres, agora passaremos a ter a igreja ecológica. Nada contra.

 

Financiamentos na Cultura

O secretário estadual de Cultura, deputado licenciado André Lazaroni, autorizou a liberação do financiamento de treze projetos culturais, totalizando R$ 5, 8 milhões. A empresa Brainstorming Soluções Culturais emplacou três projetos; Sagre Consultoria Empresarial, dois projetos; Água Grande, Projetos e Realizações, dois projetos; Constelar – Arte, Arte, Diversão e Cultura; Urbano, Participações & Eventos; Agência Verve Comunicação; Voglia Produções Artísticas; Associação dos Amigos da Arte Popular; e Social Musical Nossa Senhora da Conceição, um projeto cada.

 

Rede de Ensino

Durante audiência pública na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira do legislativo carioca, sob a presidência da vereadora Rosa Fernandes, o secretário municipal de Educação, César Benjamin, revelou que o Rio tem 1.537 escolas, com cerca de 650 mil alunos, mais de 40 mil professores e aproximadamente 26 mil funcionários.
Acrescentou que são 14 mil crianças excepcionais, das quais 9 mil estão em salas de aula. São 60 mil crianças atendidas nas creches municipais e 32 mil estão na fila de espera.

 

Convênio de Estudos

Não dá para entender a natureza financeira dos quatros convênios firmados pela Câmara Municipal do Rio com instituições educacionais de nível superior para filhos de funcionários e funcionários estudarem, se graduarem e se alimentarem.
Fala-se em descontos e/ou vantagens, mas não estabelecem valores ou a natureza das vantagens, nem quanto será gasto pelo legislativo carioca com cada um dos convênios com a Sociedade Unificada de Ensino Augusto Motta (SUAM), o Centro Educacional de Realengo, a Associação de Cultura Franco-Brasileira e o Restaurante Wan HUA.

 

Ampliado Prazo da Calamidade

Devido a gravidade da situação econômica-financeira, o governador Luiz Fernando Pezão pediu à Assembléia Legislativa a ampliação do prazo, até 31 de dezembro de 2018, do estado de calamidade pública do estado do Rio.
Houve uma enorme discussão no Plenário Barbosa Lima Sobrinho para a aprovação da medida. O fato é que não se vislumbra pela frente melhora da arrecadação, porque, conforme relatório da secretaria estadual de Fazenda e Planejamento, a tendência de melhora não é consistente.

 

Entrega de Produtos

Os fornecedores de bens ou produtos serão obrigados a fixar dia e hora para a entrega dos produtos, bens ou realização de serviços aos consumidores, conforme proposta aprovada pela Assembléia Legislativa. A iniciativa foi da deputada Cidinha Campos.

error: Conteúdo protegido !!