Segurança em Foco, por Vinicius Cavalcante – 15/06

Segurança em seus deslocamentos (3ª parte)

 

Se precisar atravessar bloqueio por multidão hostil, feche os vidros, mantenha portas travadas e engrene uma marcha de força e acelere. Jamais desça do carro para argumentar, discutir ou confrontar uma multidão. Dirigindo sozinho e sem escolta, sempre que possível prefira caminhonetes e utilitários aos carros de passeio comuns. Veículos como Cherokee, Pajero, Hummer, Hillux, Silverado, Pathfinder, Blazer, D-20, Ranger ou similares, são potentes, mais altos, de suspensão mais robusta, dotados de para-choques mais resistentes, permitindo a execução de manobras mais ousadas (transposição de meios-fios, saídas de estrada ou mesmo o abalroamento do carro adversário) no caso de uma abordagem por ladrões ou sequestradores.
Se precisar furar um bloqueio de carros, tenha em mente que deverá atingir pontos “macios” do veículo dos agressores, como tangenciar a extremidade da mala, nunca atingindo diretamente pontos duros como o compartimento do motor. Um curso de direção ofensiva/ defensiva/ evasiva poderá proporcionar o conhecimento necessário para a execução de tais manobras.
Qualquer que seja o carro que estiver dirigindo, você sempre estará mais protegido nele do que a pé! Caso seu carro seja alvejado por tiros, pedras ou objetos, não pare! Dirija até o local mais seguro que conseguir alcançar. Um posto policial, quartel da Polícia ou das Forças Armadas poderá lhe servir de apoio. Em caso de emergência seu carro pode rodar mesmo batido, com vidros quebrados ou com pneus furados e nele você sempre vai estar mais protegido do que a pé numa estrada ou na via pública.
Numa emergência dirija e NUNCA abandone o veículo enquanto ele tiver condições de locomover-se! Quando for vítima de um abalroamento que lhe pareça haver sido propositalmente provocado por outro veículo, principalmente em local ermo e/ou no período noturno, não pare para constatar os danos. Procure memorizar a placa e as características do carro, dirija até uma viatura policial mais próxima e comunique o fato. Nas grandes avenidas ou mesmo rodovias, deve-se sempre observar com antecedência as passarelas sobre a pista.
Passarelas existem para serem atravessadas e pessoas paradas sobre as mesmas, observando os carros, é forte indicio de perigo. Trace uma linha imaginaria na mesma altura da localização do pedestre e mude a posição do veículo. Criminosos colocam pedras e até tijolos amarrados e dependurados na altura dos pára-brisas, os quais, sobretudo à noite ou quando se dirige de frente para o sol, são dificílimos de serem vistos pelo motorista em tempo de evitar o choque.
Os criminosos, ao quebrar o pára-brisas esperam forçar a parada dos veículos. Caso o vidro se quebre bruscamente, jamais pare de imediato, observe antes ao redor e na dúvida, busque ajuda em local movimentado.

VINICIUS DOMINGUES CAVALCANTE, CPP, o autor, Consultor em Segurança, Diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança – ABSEG – no Rio de Janeiro e membro do Conselho Empresarial de Segurança Pública da Associação Comercial do Rio de Janeiro. E-mail: vdcsecurity@hotmail.com

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