Visão Geral – 23/06

Bola Cheia

Para o trabalho desenvolvido pela fonoaudióloga e ativista comunitária Fátima Santos, fundadora e diretora da Casa do Jovem Júnior, no bairro Coreia, em Mesquita, na Baixada Fluminense. O espírito solidário de Fátima e dezenas de colaboradores da obra, ajuda famílias carentes a tocarem a vida, mesmo em dificuldades. Projeto que merece apoio. #Aplausos

 

Bola Murcha

Cortar a luz de quem está com a conta paga ou punir pessoas em dia com suas prestações, são algumas das ações de empresas que deveriam zelar por seus clientes. Pior: a culpa, quase sempre, é do “sistema”. Só que o sistema é tocado por mãos e mentes humanas, que nada têm de humanos. Daí, conclui-se que…
#AtéOsFriosRobôsSãoProgramadosPorHumanos

 

OAB promove campanha ‘Adote um Idoso’

A primeira subseção da OAB Nova Iguaçu/Mesquita, lançou esta semana, nas redes sociais, uma campanha para arrecadar produtos de higiene pessoal a serem doados ao Abrigo Irmã Catarina, localizado no bairro Coréia, em Mesquita, com mais de 60 anos de atividade.
A iniciativa é da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB/Nova Iguaçu com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da subseção. A ação tem como objetivo mobilizar a sociedade no apoio à instituição que hoje atende a 40 idosos. A entrega das doações ao abrigo será nesta segunda-feira (26), ‘Dia dos Avós’. Os organizadores informam que mais doações poderão ser entregues até dia 10 de julho nas salas da OAB nos fóruns de Nova Iguaçu e Mesquita, ou direto na sede da OAB/NI.
A meta da campanha é arrecadar 40 kits, cada um com os seguintes itens: shampoo, condicionador, sabonete líquido, talco antisséptico, pacote de fraldas geriátricas (M ou G), calcinha de Algodão (GG), pacote de guardanapo, biscoito água e sal, biscoito maisena e papel toalha.
A sede da OAB Nova Iguaçu/Mesquita fica na Rua Humberto Gentil Baroni, nº 137, Centro, Nova Iguaçu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2765-5500 ou através da página facebook.com/oabni1subsecao

 

Contra intolerância

Na última terça (20), a Câmara de Nova Iguaçu, aprovou projeto de autoria dos vereadores Aguinaldo Camu e Juninho do Pneu, que cria o ‘Dia Municipal de Luta Contra a Intolerância e o Preconceito’, a ser celebrado em 27 de maio. “Enfrentar a violência é uma obrigação do poder público e um dever da sociedade. Através do diálogo e da reflexão sobre a formação do nosso povo é um caminho a ser seguido”, disse o presidente da Casa Juninho do Pneu.

 

Mãe Beata

Camu explicou que a data foi escolhida por ser o dia do falecimento de Beatriz Moreira Costa, a Mãe Beata de Iemonjá, babalorixá reconhecida internacionalmente por sua luta contra o preconceito, discriminação e moradora do bairro Miguel Couto, em Nova Iguaçu. “Foi uma brava mulher, negra, ativista política e social. Nos deixou um legado importante a ser seguido”.
A homenagem repercutiu positivamente nos meios afro – umbanda, candomblé e afins. O ‘Dia Municipal de Luta Contra a Intolerância e o Preconceito’ deverá ser incluído no calendário oficial da cidade.

 

Vereadores querem
posto reaberto

A sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias de terça-feira (20), contou com três temas que preocupam os vereadores: saúde, segurança e educação. Os parlamentares apontaram necessidades pontuais e cobraram maior empenho das autoridades na busca pela melhoria dos serviços à população. O fechamento do posto de saúde do bairro Centenário foi criticado pelo vereador Marquinho Oi (DEM). “Somos cinco vereadores naquela região e nenhum compactuou com isso”, disse.

 

Justiça suspende associações de PMs e bombeiros

A Procuradoria Geral do Estado conseguiu, na segunda-feira (19), uma liminar suspendendo os efeitos da lei 2649/1996, que garante o direito de associação a servidores públicos militares — ou seja, a PMs e a bombeiros. Por maioria, os desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ) avaliaram que a competência para tratar do assunto é do Poder Executivo e não do Legislativo.
>> Sindicalismo – Os desembargadores também entenderam que a lei, de iniciativa do deputado Carlos Minc (sem partido), estabelece, para o servidor militar, garantias semelhantes à dos dirigentes sindicais durante o exercício de mandato em associações, clubes e demais entidades de classe. Isso afronta o estabelecido pelas Constituições federal e estadual: elas admitem apenas, para militares, a associação de caráter não-sindical.

 

Cinco por cento
usou drogas

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado na quarta (21), 5% da população mundial consumiu algum tipo de droga em 2015, o que se traduz em aproximadamente 250 milhões de pessoas, e pelo menos 190 mil morreram neste mesmo ano por causas diretas relacionadas com entorpecentes. As informações são da Agência EFE.

 

Toxicodependência

O Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, divulgado ontem (22) em Viena, mostra especial preocupação pela situação de 29,5 milhões de pessoas que sofrem com transtornos graves pelo consumo de drogas, incluída a toxicodependência, e que são os mais vulneráveis. Só uma de cada seis pessoas que requer tratamento por estes transtornos recebe assistência, a maioria nos países desenvolvidos, aponta o documento elaborado pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Delito (UNODC).

 

Para finalizar

O número de consumidores de drogas se mantém estável há cinco anos, mas os responsáveis pelo relatório advertem que o mercado das drogas está se diversificando com o surgimento de novas substâncias mais potentes e perigosas.
“Aumentou a situação de risco para a saúde pela diversificação e a potência de novas substâncias”, explicou Angela Me, coordenadora do relatório. A maconha é a droga mais consumida, com 183 milhões de usuários em 2015, mas os opioides, entre eles a heroína, seguem sendo as substâncias que mais matam.

error: Conteúdo protegido !!