Segurança em Foco, por Vinicius Cavalcante – 26/04

O uso dos veículos blindados

 

Embora a sensação de segurança que muitos causam em seus condutores lhes dê essa falsa impressão, veículos blindados não são invulneráveis. Assim como os veículos blindados militares também podem ser incapacitados pelo emprego dos recursos adequados (no caso, minas explosivas, mísseis guiados ou foguetes antitanque disparados por soldados à pé), um carro de passeio blindado pode ser subjugado pela imobilização, sendo forçado a parar numa situação em que os criminosos possam atingi-lo repetidas vezes até provocar o colapso da blindagem, na maioria das vezes disparando contra seus vidros. É necessário não se deixar apanhar numa emboscada.
A grande vantagem do carro blindado consiste em conferir aos seus ocupantes uma maior chance de sobrevivência nos momentos iniciais de um ataque, proporcionando um mínimo de tempo para que o motorista do veículo possa reagir, saindo do local da confrontação o mais rapidamente possível.
Num assalto típico, num sinal de trânsito, os vidros blindados normalmente resistirão a dois ou três impactos próximos uns dos outros, desde que o atirador não consiga colocar seus tiros num mesmo ponto. Isso pressupõe que o motorista não deverá ficar esperando parado pelos tiros adversários. A regra vale para todos os veículos blindados ou não: caso seu carro seja alvejado por tiros não pare! Toque-o com destreza, leve-o, o mais rápido que puder, até o local mais seguro que conseguir alcançar.
A vantagem é que os veículos blindados sempre serão mais resistentes às colisões, costumam ter pneus especiais, capazes de rodar mesmo vazios por breves períodos. Veículos blindados, sendo mais pesados e menos ágeis que os congêneres sem proteção, não podem ser conduzidos da mesma forma que os veículos mais leves. A grande maioria dos proprietários de veículos blindados dirige seu carro acreditando numa falsa ilusão de invulnerabilidade.
Uma lição indispensável ao motorista é a de que ele deve estar sempre atento ante a necessidade de execução de manobras evasivas e/ou defensivas que vão requerer muito mais perícia do condutor. É necessário conhecimento e treinamento para execução dessas manobras e um bom curso de direção de R$2.000,00 – onde o aluno vivencie e aprenda técnicas de controle do volante, controle de frenagem, manobras evasivas e ofensivas – se constitui numa importante ferramenta para que se possa extrair os melhores resultados do grande investimento em segurança que é adquirir um carro blindado por dezenas de milhares de reais.
Existe um significativo histórico de veículos blindados roubados devido à desatenção de seus motoristas. Lembre-se de que, parado, embarcando ou desembarcando do carro, você estará vulnerável à abordagem por criminosos e por isso deve procurar fazê-lo em locais seguros. Há um grande histórico de carros blindados que são roubados quando seus proprietários os deixam ou quando se dirigem para neles embarcar. Num sequestro, os criminosos têm em mente que precisarão agarrar seu alvo, retirando-o de dentro do veículo. Assim poderão provocar situações como simulação de operações de abordagem e revista policial na via pública (como no sequestro do publicitário Washington Olivetto), pequenas colisões de trânsito por trás, pneus furados etc. O autor teve um amigo assassinado apenas por ter deixado a proteção de seu carro para discutir com um cidadão na via pública. Por isso as portas deverão ser mantidas sempre travadas e os motoristas apenas sairão de seus carros em locais seguros.

 

VINICIUS DOMINGUES CAVALCANTE, CPP, o autor, Consultor em Segurança, Diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança – ABSEG – no Rio de Janeiro e membro do Conselho Empresarial de Segurança Pública da Associação Comercial do Rio de Janeiro. E-mail: vdcsecurity@hotmail.com

error: Conteúdo protegido !!