Projeto de Equoterapia completa uma década em Caxias

Mariana está há um mês no Equinivida e já mostra intimidade com os cavalos treinados na sessão de Equoterapia
Márcia Catita/PMDC

Há dez anos, no dia 25 de junho de 2007, era inaugurado o projeto Equinovida, o primeiro Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais do município de Duque de Caxias. Desde então o projeto Equinovida, desenvolvido em Xerém pela Prefeitura Municipal de Duque de Caxias em parceria com o Parque Ana Dantas, tem mudado a vida de muitas famílias. O projeto atende gratuitamente crianças até 13 anos, oferecendo serviços gratuitos de equoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, pré-esportivo e assistência social.
A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo treinado para proporcionar maiores benefícios nos tratamentos físico, psicológico, emocional e cognitivo dos pacientes. Os resultados vão desde a superação de suas limitações físicas e motoras e para um melhor convívio social.
Para marcar os dez anos do projeto, o prefeito Washington Reis visitou ontem o espaço onde até hoje funciona o Centro Equinovida e conversou com pais e funcionários, além de acompanhar uma sessão de Equoterapia.
“Estávamos contando os dias para retomar este projeto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Investimos muito amor, profissionalismo e esperança neste projeto no meu primeiro mandato, mas nos últimos anos ele não recebeu a atenção que merece. Já passaram por aqui centenas de crianças especiais e que tiveram a oportunidade de receber um tratamento digno e melhorar a sua qualidade de vida. Assim que assumi a prefeitura retomamos a parceria com o Parque Ana Dantas, que nos cede o espaço e os animais treinados. O projeto atende hoje mais de 220 crianças gratuitamente. E a tendência, com o trabalho e o comprometimento dos profissionais, é que esse número cresça a cada dia”, destacou o prefeito Washington Reis.
Os benefícios das atividades oferecidas diariamente no Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais são confirmados pelos pais das crianças atendidas pelo projeto. É o caso do casal Claudio e Patrícia, pais do pequeno Caio Miguel que tem Paralisia Cerebral e está há dois anos no Equinovida.
“O projeto foi uma mudança na vida do Caio e na nossa. Ele aceitou muito bem o tratamento, o que não conseguimos em outros lugares. O Caio melhorou muito depois que entrou aqui. O trabalho de Equinoterapia é muito especial para essas crianças”, relata emocionada a mãe Claudia.
Em outro depoimento o casal Maria Cristina e Leandro também destacou o atendimento.  Eles são pais de Mariana, que tem 4 anos, e está há apenas um mês.
“Sempre ouviu falar muito bem do projeto e ficamos esperando ansiosamente uma vaga para Mariana. Estávamos buscando um lugar que oferecesse especialidades que pudessem melhorar a qualidade de vida da nossa filha. Aqui encontramos tudo gratuitamente. Ela adora montar nos cavalos. Ver ela feliz e acompanhar o seu desenvolvimento não tem preço”, revela o casal.

Como participar

O projeto Equinovida abre vagas todos os anos para atender novas crianças portadoras de deficiência, atendendo a uma fila de espera. A medida que os pacientes têm alta, atingem a idade máxima de 13 anos ou faltam três vezes seguidas, são abertas novas vagas. Para mais informações o interessado deve ligar para 3653-6731.
O Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais fica na Rua Márcio Santos Silva, 2.846 – Xerém. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

error: Conteúdo protegido !!